Cursos de Gestão Ambiental em 2017 e 2018 – Alemanha

Circular de Divulgação SMA/AINT no 03/2017 – 10 de março de 2017

1. Cursos de Gestão Ambiental em 2017 e 2018 – Alemanha

Os Cursos de Gerenciamento Ambiental patrocinado pelo Ministério do Meio Ambiente da Alemanha, em parceria com o PNUMA e a UNESCO e focado em muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (SDGs) serão realizados na Universidade Técnica de Dresden em Dresden, Alemanha. Estes cursos objetivam preparar os participantes para as suas tarefas de planeamento, coordenação e gestão relacionadas com o meio ambiente nos ministérios, agências e governos locais, bem como ONGs dos seus países de origem.

Despesas: O programa é financiado pelo Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza, Construção e Segurança Nuclear.

Pré-requisitos: é obrigatório ter um primeiro grau universitário (BA, BSc, por exemplo), experiência profissional relevante, capacidade de se comunicar de forma ativa e eficiente em inglês e a nomeação pela instituição de um país em desenvolvimento ou emergente.

Mais informações sobre o sobre a oportunidade no link: https://tu-dresden.de/bu/umwelt/cipsem

 

SC71: Gestão de Ecossistemas – Conservação de Biodiversidade e Serviços de Ecossistemas

Período de inscrição: 20 de Fevereiro a 13 de Abril de 2017

Período do curso: 30 de agosto a 26 de setembro de 2017

O curso abordará importantes avaliações de ecossistemas, introduzirá os participantes a uma gama de metodologias diferentes das metodologias de ciências naturais e sociais de avaliação e valorização de serviços de ecossistema em diferentes contextos sociais e transmitirá conceitos básicos de biodiversidade e governança de ecossistemas.

SC72: Recursos de Solos e Terras para o Desenvolvimento Sustentável

Período de inscrição: 01 Março a 02 Maio 2017

Período do curso: 11 Outubro a 03 Novembro 2017

O curso abordará as conexões entre o uso da terra e os ciclos de nutrientes no contexto das bacias hidrográficas e em nível global e capacitar a fim de desenvolver conceitos para a proteção do solo e da água como parte integrante da gestão sustentável da terra.

SC73: Eficiência de Recursos – Produção Mais Limpa e Gerenciamento de Resíduos

Período de inscrição: 01 Março a 02 Maio 2017

Período do curso: 15 Novembro a 08 Dezembro 2017

O curso oferecerá sólidos conhecimentos de base combinados com oficinas e visitas ao local e proporcionará uma visão geral dos aspectos sociais, jurídicos, políticos, econômicos e tecnológicos da economia circular e da gestão sustentável dos resíduos.

EM41: Gestão Ambiental para Países em Desenvolvimento e Emergentes

Período de inscrição: 3 de Abril a 1 de Junho de 2017

Período do curso: 10 Janeiro a 12 Julho 2018

Notificação de Aceitação: Setembro 2017

Os participantes são obrigados a realizar uma pesquisa profunda sobre um tema relacionado com o meio ambiente específico e apresentar os resultados deste trabalho em um simpósio no final do curso. O curso tem como objetivo de capacitar os participantes para que adquiram a capacidade de desenvolver estratégias interdisciplinares para o desenvolvimento sustentável e que tenha em conta os aspectos ecológicos, socioeconômicos e culturais.