CBRN promove oficina para utilização da Planilha SAF São Paulo

A atividade acontece na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), em Campinas

A Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (SMA/CBRN) promove nos dias 14 e 15 de março, em Campinas, a oficina “Utilização da planilha SAF São Paulo para avaliação econômico-financeira de sistemas agroflorestais”. A atividade acontece na sede da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) – Avenida Brasil, 2340 – Jardim Brasil – Campinas-SP.

A planilha SAF São Paulo, desenvolvida no âmbito do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável (PDRS) é uma ferramenta, de uso público e gratuito, para planejamento e avaliação econômico-financeira de sistemas agroflorestais (SAFs). Devido às suas funcionalidades, pode ser usada ainda para planejamento e avaliação de produção de espécies florestais nativas madeireiras e não madeireiras.

Com o objetivo de fornecer uma ferramenta que possa auxiliar na tomada de decisão para implantar um sistema agroflorestal de interesse para o agricultor, a planilha SAF São Paulo teve contribuição de agricultores, técnicos e pesquisadores de instituições de pesquisa e universidades. Por meio da planilha é possível simular cenários, entrar com dados reais e confrontar dados simulados com os dados realizados.

Serão disponibilizadas 30 vagas para pesquisadores de universidades, centros de pesquisas e de ONGs com atuação na área ambiental e que desenvolvam trabalhos com agricultura familiar e/ou sistemas agroflorestais.

Programação

Dia 16 – Quinta-feira
8h – 8h30 – Inscrição
8h30 – 8h45 – Abertura (Fernanda Peruchi e Lauren Cristina de Souza – CBRN/SMA)
8h45 – 11h30 – Apresentação da SAF São Paulo (Luciano Thomé e Castro – FEARP/USP)
11h30 – 12h30 – Brunch oferecido pelo PDRS – Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável
12h30 – 14h45 – Trabalho em grupo para utilização da ferramenta
14h45 – 15h – Café
15h – 17h – Trabalho em grupo para utilização da ferramenta

Dia 17 – Sexta-feira
8h30 – 10h30 – Trabalho em grupo
10h30 – 10h50 – Café
10h50 – 12h30 – Apresentação dos trabalhos e encerramento