PE Furnas do Bom Jesus completa 26 anos de conservação ambiental

Para comemorar, serão realizadas atividades dentro e fora da Unidade de Conservação

O Parque Estadual Furnas de Bom Jesus, no município de Pedregulho, completou 26 anos, nesta terça-feira, 14.  Para comemorar, nos dias 20 e 21 de março, o parque oferecerá aos visitantes, um roteiro diferenciado com caminhadas por trilhas e demais áreas de uso público do parque.

O objetivo é proporcionar aos participantes uma vivência prazerosa em meio à natureza e o despertar da conscientização ambiental. A programação contará também com atividades de educação ambiental para alunos do 6º ano da Rede Pública de Ensino de Pedregulho.

No segundo dia de atividades, acontece na Casa da Cultura do município, a apresentação teatral “Com a mosquita palha não se brinca”, interpretada por alunos do Curso de Ciências Biológicas da UNESP de Jaboticabal. A peça fala sobre o ciclo de transmissão e as formas de prevenção da leishmaniose visceral americana, que afeta animais domésticos e silvestres.

A atividade conta com o apoio do Parque Estadual que viabilizou o planejamento e a divulgação da peça na Secretaria de Educação e Cultura de Pedregulho devido à relevância do tema tanto para a conservação da fauna silvestre quanto para a melhoria da saúde pública do Município.

Os horários de apresentação são a cada hora, das 8h30 às 10h30 e à tarde das 13h30 às 15h30.

Parceiro

Laboratório de Ecologia de Mamíferos – UNESP – Jaboticabal. Apoio: Secretaria de Educação de Pedregulho

Sobre o Parque

O Parque Estadual Furnas de Bom Jesus é um patrimônio natural criado com o objetivo de preservar a biodiversidade na região nordeste do estado de São Paulo. Sua paisagem inclui cânions, com declives de até 200 metros. As matas, cachoeiras e mirantes encantam o visitante, em acessos de média ou alta dificuldade. Ao todo, são sete cachoeiras localizadas em núcleos diferentes. A Cascata Grande é a maior delas, com uma queda de 132 metros. A vegetação é composta por fragmentos dos biomas: Cerrado e Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual).

Serviço

Dias e horários de funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
Telefone para informação: (16) 3171 1118
E-mail: pe.furnas@fflorestal.s p.gov.br
Endereço: Av. Orestes Quércia, km 0,7 – Pedregulho SP CEP 14470-000