Pescadores de Cananeia recebem Curso de Formação de Aquaviários

A capacitação envolve teste de aptidão física e aulas teórico-práticas

Entre os dias 10 e 27 de abril, o município de Cananeia recebe a unidade móvel “Plataforma Educativa Repsol Sinopec“. Nesta ocasião, os pescadores do município terão a oportunidade de participar do Curso de Formação de Aquaviários – Pescador Profissional – Nível I (Categoria POP).  As vagas são limitadas. As inscrições estão sendo realizadas entre os dias 4 e 7 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h, na sede administrativa do Núcleo Integrado da Fundação Florestal de Cananeia.

As aulas serão ministradas por profissionais habilitados pela Marinha do Brasil e os candidatos passarão por teste de aptidão física na piscina, seguido de aulas teórico-práticas sobre atividades de pesca, condução e operação de embarcações, segurança em operações de embarcações de pesca, primeiros socorros e técnicas de sobrevivência pessoal, entre outras. Ao término do curso, os alunos aprovados receberão o certificado emitido pela Marinha e a respectiva Carteira de Pescador Profissional.

Segundo a gestora da Área de Proteção Marinha do Litoral Sul (APAMLS), Letícia Quito, o curso é uma oportunidade muito importante para pescadores locais. “Capacitações como esta vêm ao encontro dos objetivos da Unidade de Conservação, de promover o ordenamento da pesca e a sustentabilidade da atividade. A regularização da documentação dos pescadores é um dos passos essenciais para garantir que a pesca seja praticada de forma responsável.”

Parceria

O curso é resultado de uma parceria institucional com o Instituto Costa Brasilis e o Instituto de Oceanografia da Universidade de São Paulo (IOUSP) e conta também com o apoio local da Prefeitura de Cananeia, da Marinha do Brasil – Capitania dos Portos de São Paulo e da APAMLS. O objetivo do programa itinerante é levar conhecimento, qualificação e aperfeiçoamento profissional às comunidades costeiras nas quais a companhia atua.

Sobre o Núcleo Integrado de Cananeia

Cananeia é um município localizado no litoral sul do estado de São Paulo e, devido à sua importância histórica, cultural e ambiental, comporta um elevado número de Unidades de Conservação (UCs) Estaduais que formam o Núcleo Integrado da Fundação Florestal. Dentre as UCs que fazem parte do núcleo, estão os parques estaduais Ilha do Cardoso e Lagamar de Cananeia, além da APAMLS, ARIE do Guará, RESEX Itapanhapima, RESEX Taquari e RDS Ilha do Tumba.

Serviço

O Núcleo Integrado de Cananeia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Endereço: Rua Wladimir Besnard, s/n, Morro São João, Cananeia (SP), CEP: 11990-000.
Telefones: (13) 3851-1163 ou 3851-1108.
A Plataforma Educativa ficará na Praça do Rocio até o dia 5 de maio, de segunda a sexta, das 9h às 17h.