Parque Gabriel Chucre receberá 17 mil mudas de árvores

Revitalização do espaço contará com serviços de alimentação, aluguel de bicicletas e comércio de souvenirs

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues

O secretário Ricardo Salles anunciou na terça-feira, 11, que vai plantar 17 mil mudas de árvores dentro do Parque Gabriel Chucre, em Carapicuíba, na grande São Paulo. O projeto faz parte de uma ação de revitalização do local que deverá contar com comércio de souvenirs, aluguel de bicicletas e espaço para alimentação.

“Ao lado do prefeito Marcos Neves, de Carapicuíba, acertamos o plantio das mudas e o início da operação de food-trucks, aluguel de bikes e carrinhos de pipoca, água e coco. Também vamos ceder para a prefeitura espaço para a instalação aqui, no Gabriel Chucre, de uma base da polícia e de um posto de saúde”, disse Salles.

Inaugurado pelo governador Geraldo Alckmin em novembro de 2012, o Parque Gabriel Chucre recebe visitantes de Barueri, Jandira, Itapevi e Osasco, municípios próximos a Carapicuíba. Na época, foram investidos R$ 17,3 milhões para recuperar os 135 mil m² de área antes degradada.

O parque está equipado com cinco quadras poliesportivas, quadra de areia, três quadras de tênis, pista circuito de skate, dois campos de bocha, pista de cooper, ciclovia, três estações de ginástica.

Está localizado a cerca de 500 metros da Estação Carapicuíba, da CPTM, e próximo da rodovia Castelo Branco e do Rodoanel. É muito frequentado por alunos das Etec e Fatec de Carapicuíba e da Faculdade Nossa Cidade (FNC), vizinhos que aproveitam o espaço para estudar, praticar esportes e descansar.

Projetos especiais

Por ter sido implantado exatamente em uma alça de meandro do Tietê, o rio é um elemento de forte apelo lúdico na concepção do parque. Ele encontra-se homenageado com projetos especiais de Ciça Gorski.

A artista construiu na Praça da Proa uma gigantesca pérgula em forma de asa delta, cuja ponta é direcionada para a nascente do rio, em Salesópolis. Também projetou o Circuito do Tietê, um percurso sinuoso de água, rodeado por pedras que representam alguns dos municípios banhados pelo Tietê.

Marcos Neves, prefeito de Carapicuíba, e Gastão Donadi, da Coordenadoria
de Parques Urbanos, acompanhou a visita de Salles