Secretário fiscaliza área de descarte irregular na zona sul de SP

Denúncia feita pelo aplicativo Denúncia Ambiente resultou em ação da SMA e Polícia Militar Ambiental

Texto: Luciana Reis

Nesta quarta-feira (10), o secretário do Meio Ambiente Ricardo Salles, acompanhado pelo coronel da Polícia Militar Ambiental Alberto Sardili, vistoriou uma área de descarte irregular de resíduos da construção civil no bairro Vila do Sol, zona sul da capital paulista.

A ação só foi possível graças a denúncia feita por meio do aplicativo Denúncia Ambiente, da Secretaria do Meio Ambiente (SMA), lançado no último mês de abril.

O local é um dos maiores de descarte irregular de resíduos da construção civil da zona sul de São Paulo. E está localizado em área de manancial, com supressão de vegetação e sem licença ambiental. “Nada aqui está regular. Tudo é um crime ambiental, de ponta a ponta”, ressalta o secretário Ricardo Salles.

Para coibir a prática, SMA e Polícia Militar Ambiental vão utilizar o serviço de inteligência da polícia e drones para monitorar a área.  “A partir de agora a estratégia é monitorar o local, apreender os caminhões que descartar os resíduos e identificar o proprietário da área para que ele se responsabilize pela recuperação da mesma”, explica Ricardo Salles.

Denúncia Ambiente

O aplicativo permite denúncias sobre crimes relacionados ao meio ambiente como desmatamentos, queimadas, tráfico de animais silvestres, poluição do ar e emergências químicas.

Os usuários poderão fazer denúncias anônimas e nos relatos adicionar áudios e vídeos de até 30 segundos, além de três fotos sobre o assunto. É obrigatório anexar pelo menos uma evidência do fato denunciado.