Fernandópolis sedia mais um encontro do PMVA

Articuladores de 77 municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto compareceram ao evento

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues

O município de Fernandópolis sediou, na quinta-feira (11/5), mais um encontro promovido pela coordenação do Programa Município VerdeAzul (PMVA) com os articuladores participantes do programa. Dessa vez, participaram 77 municípios das regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto.

O objetivo da ação é sanar as dúvidas sobre o ciclo 2017, que vive uma nova fase. Palestras proferidas por técnicos do programa esclareceram dúvidas sobre as questões referentes às 10 diretivas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.

Ricardo Salles, secretário do Meio Ambiente, participou do evento falando sobre a importância da participação municipal no PMVA e outros assuntos da pasta, como o Programa Nascentes e o término dos aterros irregulares no Estado. Também falou com a imprensa local e despachou com os prefeitos.

Salles aproveitou a viagem para conhecer as novas instalações do Sindicato Rural de Fernandópolis e também para se reunir com os produtores de pescados da região que aumentou após a edição do decreto que regulamentou a atividade de aquicultura no Estado e beneficiou centenas de famílias de pequenos produtores do setor.

O PMVA foi lançado em 2007, pelo Governo do Estado de São Paulo, com inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e a valorização da agenda ecológica nos municípios.

Programação:

7h30 – Credenciamento
8h – Planos de Contingência – Defesa Civil
8h30 – Guarda Responsável – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN)
10h30 – Ricardo Salles
11h – Aterro Municipal Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb)
11h30 – Educação Ambiental
13h – Águas (CETESB)
13h40 – Programa Nascentes
14h20 – Programa Mãos na Mata – AES Tietê
15h – Geoprocessamento/ cartografia
16h – Pagamento por Serviços Ambientais – PSA (CBRN)
16h30 – Plant for the Planet
17h – Término

Ricardo Salles despacha com André Pessuto, prefeito de Fernandópolis
Salles falou sobre o PMVA com a imprensa da região
O secretário se encontrou com os produtores de pescados da região
Visita às novas instalações do Sindicato Rural de Fernandópolis