Ethanol Summit completa 10 anos com o olho em 2030

Evento, realizado em SP, reuniu autoridades da esfera federal, estadual e representantes do setor no Brasil e no mundo

Texto: Dirceu Rodrigues – Fotos: Pedro Calado

A cada dois anos – desde de 2007 – a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) realiza o Ethanol Summit, evento que reúne empresários, autoridades de diversos níveis governamentais, pesquisadores, investidores, fornecedores e acadêmicos do Brasil e do exterior.

Participaram da abertura da sexta edição, realizada nos dias 26 e 27 de junho, no WTC Events Center, na capital paulista, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, o governador Geraldo Alckmin, os secretários do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Arnaldo Jardim.

O evento serviu também para a renovação das metas do Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético, que completou 10 anos. Assinaram o documento o governador Geraldo Alckmin, os secretários Ricardo Salles e Arnaldo Jardim, Elizabeth Farina, presidente da ÚNICA e Pedro Isamu Mizutani, Presidente do Conselho Deliberativo da entidade.

Em sua fala, o governador Geraldo Alckmin destacou os avanços alcançados na produção de cana no Estado. “Nós praticamente acabamos com a queimada na cana de açúcar. Ela está quase erradicada. Alcançamos a meta de quase 98% da produção mecanizada sem precisar ter queimada e isso é um grande ganho ambiental.”

O secretário Ricardo Salles falou sobre a parceria do meio ambiente com a agricultura. “Este é o momento de consolidarmos uma parceria muito importante em prol do desenvolvimento, respeitando quem trabalha e quem produz. Em nosso Estado, meio ambiente e agricultura caminham juntos. São amigos que trabalham em prol do mesmo objetivo”.

Um salto para 2030

Mais que um tema, este foi o objetivo traçado pelo setor e discutido exaustivamente pelos participantes do Ethanol Summit. Quem esteve no evento pode acompanhar quase uma centena de palestras, apresentações, discussões e debates que aconteceram em grandes plenárias e painéis temáticos. Como é impossível assistir a todas, na próxima semana a UNICA vai disponibilizar em seu site vídeos com todas as palestras.

Entre os temas, discutiu-se a expansão da produção de biocombustíveis, o fortalecimento do mercado de etanol em âmbito internacional e a redução da emissão de gases de efeito estufa. Também foram discutidos o papel da tecnologia flex e dos biocombustíveis no combate ao aquecimento global e a geração de energia elétrica a partir da biomassa de cana para o Sistema Interligado Nacional.

Após 10 anos, o Protocolo Agroambiental do Setor Sucroenergético foi renovado e assinado pelo governador Geraldo Alckmin e representantes da UNICA