Paulistanos curtem férias no Parque da Juventude em São Paulo

Local onde funcionava antigo Complexo Penitenciário do Carandiru oferece opções de lazer para crianças, jovens e adultos

Texto e foto: Cristina Couto

Cada mês do ano é lembrado no calendário por suas datas: dezembro tem o Natal; maio é conhecido por ser o mês das noivas. E julho é dedicado às férias escolares, época em que a garotada de São Paulo usa para relaxar e também visitar os parques da cidade, como o da Juventude, na zona norte.

É o que fazem os filhos da Ana, por exemplo. Pedro, de 4 anos, e Gabriele, de 11 anos, aproveitam as manhãs para brincar nas caixas de areia do parque e andar de patins. “Gostamos de aproveitar o verde e fazer atividades ao ar livre. O local oferece opções para todas as idades”, afirma Ana.

O Parque da Juventude mudou bastante a paisagem da zona norte, porque foi criado no lugar onde funcionava o antigo Complexo Penitenciário do Carandiru, desativado em 2002. No lugar dos pavilhões, hoje o que se vê é uma grande área de lazer rodeada de verde.

Pela primeira vez no parque, o casal Sulamita e Evaristo demonstraram bastante surpresa com a quantidade de opções para a diversão dos 4 filhos – Guilherme, de 6 anos; Joslene, de 13; Alice, de 7 e Tati, com apenas um.

“Adoro andar de patins e skate”, afirmou a filha mais velha que, mais tarde, ia fazer um piquenique com a família.

O local, inaugurado em 2003, conta com oito quadras poliesportivas, duas quadras de tênis, pistas de skate, caminhada, corrida, ciclovia, playground e estações de ginástica, sendo uma delas exclusiva para deficientes físicos.

Para Janaína a área é ideal para sua filha, Alessandra, de nove anos, se exercitar. A menina é portadora de vasculite, doença que causa inflamações dos vasos sanguíneos. “Minha filha é uma criança normal, adora se divertir, praticar esportes e conviver com outras crianças. Aqui, ela tem essa oportunidade”, diz a mãe.

Para Ademir, de 22 anos, o local é ideal para jogar basquete. “Faço novas amizades, o time muda dependendo do dia”, afirmou.

Serviço
O Parque da Juventude está localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, n 2.630, ao lado do metro Carandiru, linha Norte e Sul.
Aberto todos os dias da semana, das 06 às 19h.
Estacionamento – R$5,00 por duas horas e R$10, 00 o período.