9 dicas para comemorar o Dia dos Pais de um jeito diferente

Texto: Anna Karla Moura

No próximo domingo, que tal levar o seu pai para uma experiência diferente? Fizemos uma listinha com sugestões de programas para o Dia dos Pais. A grande maioria é gratuita ou tem ingressos com preços acessíveis.

Visitar o zoológico de graça

Casal de lobinhos-guará, os mais novos moradores do Zoo de SP. Foto: Zoológico de São Paulo

No dia 13 de agosto, a entrada no Zoológico de São Paulo é gratuita para os pais. Isso mesmo! O ingresso é cortesia para todos os pais que visitarem o zoológico na companhia dos seus filhos. Dá para aproveitar a visita e conhecer os filhotinhos de lobo-guará que acabaram de nascer lá! Consulte aqui o valor dos ingressos para os demais membros da família: http://www.zoologico.com.br/visitas-e-ingressos/ingressos/zoologico/

Ver o bumba-meu-boi e a Feira Mística no Parque da Água Branca

Balé Popular Cordão da Terra. Foto: Divulgação

Neste domingo, há uma programação especial para celebrar o Dia dos Pais no parque da Água Branca. O Balé Popular Cordão da Terra fará a apresentação de bumba-meu-boi “Pai Francisco”, a partir das 15h, no Espaço de Leitura. Saiba mais aqui: http://www.ambiente.sp.gov.br/parqueaguabranca/2017/08/08/no-domingo-tem-bumba-meu-boi-no-espaco-de-leitura/ . Também estará rolando no parque a 6ª edição da Feira Mística, com muitas atrações do mundo esotérico. Haverá apresentações de danças, uma oficina especial para os pais e comercialização de produtos e serviços.

Esporte e piquenique no parque

Área para Piquenique no Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Engordador. Foto: Anna Karla Moura

Que tal juntar a família para uma partida de futebol no parque? Ou vôlei, basquete, skate, o que a sua turma mais curtir… Para finalizar, troque o almoço no restaurante lotado por um piquenique caprichado. É diversão garantida!

Nos parques Villa-LobosVárzea do Embu-GuaçuJuventudeBelémEcológico do GuarapirangaGabriel Chucre, você encontrará estrutura apropriada para esse tipo de programa. Se só quiser fazer o piquenique, além desses, diversos parques estaduais administrados pela Fundação Florestal, o Jardim Botânico e o Parque da Água Branca contam com área para piquenique.

Contação de história e a magia do circo, no Parque da Juventude

Companhia Tok Tok mistura circo, teatro, mágica e música. Foto: Divulgação

A Biblioteca de São Paulo convidou a Companhia Tok Tok para conduzir mais uma edição do Domingo no Parque. Uma ótima pedida para pais e filhos curtirem juntos o dia. A atividade acontece a partir das 11h, em uma tenda montada no Parque da Juventude.

E tem mais. Às 16 horas, a Cia. Arte Negus conduz a Hora do Conto. O programa deste domingo É Papai!, de Philippe Corentin. O texto adentra o imaginário infantil para incitar as crianças a rirem dos próprios medos. E qual é a criança que não sente medo da noite, do escuro e de pesadelos? Uma prova de que é possível lidar com os temores infantis com leveza e bom humor.

Fazer uma trilha no parque

Ponte para travessia de riacho na Trilha da Cachoeira, Parque Estadual da Cantareira, Núcleo Engordador. Foto: Anna Karla Moura

Não importa se seu pai tem estilo aventureiro ou não. Um passeio em meio a uma floresta preservada, com lindas paisagens, tranquilidade e ar puro, tem tudo o que é preciso para encantar a família e marcar esse dia de forma muito especial. Nos parques de São Paulo, há trilhas de diversos níveis de dificuldade, desde as mais simples e acessíveis para cadeiras de rodas e carrinhos de bebê até as mais complexas, apropriadas para quem tem bom preparo físico.

Veja aqui a lista dos parques estaduais de São Paulo. Antes de ir, não esqueça de entrar em contato com a administração do parque para confirmar horários, normas de funcionamento e verificar se é necessário agendamento prévio. Confira também este link com práticas de mínimo impacto em ambientes naturais.

Desbravar uma caverna

Caverna Ouro Grosso – Petar. Foto: Sistema Ambiental Paulista

Você já teve a oportunidade de conhecer uma caverna? Que tal fazer isso junto com o seu pai? O estado de São Paulo tem centenas de cavernas, muitas delas abertas para visitação. A região que concentra a maior parte delas é a do Vale do Ribeira. Os parques estaduais de IntervalesCaverna do Diabo e PETAR são ótimas opções de passeio para o fim de semana.

Assim como no caso das trilhas, é bom entrar em contato com o parque previamente para consultar normas e horários de funcionamento, bem como checar se há necessidade de agendamento prévio.

Faça-o relembrar a infância

Que tal levar o seu pai para relembrar as brincadeiras que ele costumava fazer quando criança?

Você pode até presenteá-lo com uma pipa feita por você mesmo. Na internet você encontra inúmeros tutoriais que ensinam como fazer uma.

Se você optar por essa atividade, fique atento para algumas dicas de segurança, assim você não corre o risco de se machucar ou de machucar os outros: procure um local aberto, afastado de outras pessoas, longe de fios elétricos e onde a prática desse hobby seja permitida; verifique se é permitido soltar pipa no local escolhido; não pode fazer uso de cerol; e  as crianças devem estar sempre acompanhadas por um adulto.

Um dia na praia  

Praia de Castellanos – Parque Estadual de Ilhabela. Foto: Sistema Ambiental Paulista

O que pode ser mais revigorante e potencialmente gerador de boas lembranças que um bom passeio na praia?

Se você prefere praias mais preservadas e tranquilas, os parques estaduais da Serra do Mar, de Ilhabela, da Ilha do Cardoso e da Ilha Anchieta ficam no litoral do estado e garantem paisagens de tirar o fôlego.

Plantar uma horta e criar um novo hábito

Cuidar de uma horta ajuda a criar hábitos mais saudáveis

Se seu pai está precisando de um empurrãozinho para adotar uma alimentação mais saudável, por que não aproveitar o domingo para criar uma horta caseira junto com ele?

Cuidar de uma horta pode ser uma atividade terapêutica e prazerosa. A fuga das atividades essencialmente urbanas, o contato com a terra, o privilégio de colher algo plantado por você mesmo, o aroma delicioso que se espalha quando as plantinhas são podadas… São muitos os benefícios trazidos por esse hábito, que além de tudo, ainda deixa a sua casa mais bonita.

Na internet você encontra várias dicas sobre como criar e manter uma horta em casa. Também colocamos algumas dicas na nossa página do Facebook. Passa lá para ver.