Interlocutores do PMVA serão capacitados na Europa

Resíduos sólidos será tema do aprendizado na Bélgica e Portugal

Texto: Cris Couto
Fotografia: José Jorge

Portugal e Bélgica serão os destinos de cinco interlocutores do Programa Município VerdeAzul (PMVA), que embarcaram na sexta-feira, 18/08. A iniciativa teve o patrocínio da Comunidade Europeia, que além da capacitação técnica, está proporcionando as passagens, as hospedagens e a alimentação.

Para seleção dos interlocutores, uma equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) formulou critérios para pontuação de 577 participantes. Em primeiro lugar, ficou a interlocutora da cidade de Pongaí, Evelise de Souza, seguida por Leonardo Dallaqua, de Botucatu, Ângelo Veiga, de Fernandópolis, Sara Lisboa, de Guzolândia, e Rafaela Freitas, de Jaguariúna.

As atividades, realizadas nos dois países, entre os dias 21 a 25 de agosto, incluem aulas teóricas, sobre resíduos sólidos, além de trabalhos em campo, com visitas a aterros, usinas de compostagem e empresas ligadas ao setor.

Como contrapartida, exigida pela Comunidade Europeia e pelo PMVA, os participantes deverão repassar os conhecimentos adquiridos para outros interlocutores do Programa.

A primeira explanação ocorrerá no dia 22/09, durante a segunda pré-certificação do PMVA, na cidade de Rio Claro.

Grupo VerdeAzul escolhido para capacitação