SMA divulga os melhores municípios na gestão ambiental no Estado

A novidade da 2a. Pré-certificação do Programa Município VerdeAzul foi o anúncio dos municípios que mais avançaram nos últimos meses

O secretário de Estado do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, anunciou hoje (22/09), na cidade de Rio Claro, os municípios melhor preparados, até o momento, no Programa Município VerdeAzul deste ano e, como novidade, também, os municípios paulistas que mais evoluíram da 1a. Pré-certificação para a 2a. Pré-certificação do PMVA.

Segundo o coordenador do Programa Município VerdeAzul, José Walter Figueiredo, a intenção da introdução deste novo critério é justamente estimular os municípios que não haviam conseguido uma boa pontuação na primeira fase do programa, além de divulgar os que começaram bem e continuam mantendo uma boa performance.

Os dez municípios que mais evoluíram em relação à 1ª Pré-Certificação, nessa ordem,  foram Rio Claro, Nova Odessa, Alto Alegre, Magda, Bauru, Junqueirópolis, Piratininga, Pederneiras, São Pedro do Turvo e Cajobi.

Já os 10 municípios paulistas que estão melhor pontuados no ranking geral, até o momento, são Fernandópolis (89,47 pontos), Novo Horizonte (88,57), Botucatu (84,77), Itu (82,51), Cerquilho (79,72), Itapira (77,92), Gastão Vidigal (77,07), Caraguatatuba (76,77), Jaguariúna (76,67) e São José do Rio Preto (75,51).  As relações completas divulgadas hoje podem ser consultadas no site do PMVA.

O secretário Maurício Brusadin destacou a importância do Programa Município VerdeAzul, lembrando que os 10 anos de existência do programa atestam seu êxito, que vem sendo até mesmo referência para a Comunidade Européia.
E chamou atenção especial para a questão das mudanças climáticas, pedindo aos representantes dos municípios presentes ao II Encontro Estadual de Pré-Certificação do PMVA, no Floridiana Tênis Clube, em Rio Claro, que se engajem com a causa e promovam ações para enfrentar o problema: “Estamos com prazo de validade vencido. Se não fizermos algo para melhorar, nosso planeta corre sérios riscos”.

Participaram, entre outros, na abertura do evento, o prefeito de Rio Claro, João Teixeira Junior (o “Juninho da Padaria”), políticos e autoridades municipais e regionais, e representantes da Academia.

Em dezembro, será feito o anúncio final do Ranking Ambiental Paulista 2017.

Desenvolvimento sustentável

O PMVA, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental, com estímulo e auxílio às prefeqituras paulistas, na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas em busca de um desenvolvimento sustentável.

As ações propostas pelo programa, em 2007, compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental. A primeira pré-qualificação do PMVA 2017 ocorreu em Mogi das Cruzes, na região do Alto Tietê, Região Metropolitana de São Paulo.

Acesse a planilha com todas as notas e evolução de cada município em:  http://www.ambiente.sp.gov.br/municipioverdeazul/ranking-pontuacao/