Técnicos do IG realizam vistoria em área de risco em Itaquaquecetuba

Ação foi feita depois de erosões de margem do rio Tietê no bairro de Vila Sônia

Técnicos da equipe do Núcleo de Geologia de Engenharia e Ambiental, do Instituto Geológico (IG), estiveram, em 28/09, no município de Itaquaquecetuba, para uma vistoria em local afetado por erosões de margem do rio Tietê, no Bairro Vila Sônia.

O trabalho atende a uma solicitação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC), depois da ocorrência de um colapso de estrutura em moradias, em 25/09.

A equipe da Defesa Civil Municipal, depois do solapamento de algumas moradias, foi acionada e iniciou os trabalhos emergenciais, nos quais constatou risco alto e determinou a interdição definitiva de seis residências, destruídas ou parcialmente destruídas, e a interdição temporária de mais 50 casas.

Durante a vistoria os técnicos do IG recomendaram à equipe municipal que continue com o monitoramento permanente da área, especialmente, quanto à evolução dos danos já observados, atentando-se para o surgimento de novas trincas e rachaduras nos taludes marginais e nas próprias moradias.

Outra ação proposta foi o monitoramento do aumento do nível da água do rio e das condições meteorológicas (chuvas e tempestades).

Além dos técnicos do IG, participaram da vistoria representantes da CEDEC, da Prefeitura de Itaquaquecetuba e da Defesa Civil Municipal.