Intercâmbio compartilha resultados dos projetos do PDRS

O município de São Pedro sediou o IV Encontro de Intercâmbio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – PDRS – Microbacias II, na última quinzena de setembro. O objetivo do evento foi reunir os participantes dos Subprojetos Ambientais do PDRS, entre técnicos, agricultores e parceiros para refletir sobre os resultados.

Participaram 91 pessoas, com representantes de 23 organizações conveniadas, que trocaram informações sobre os projetos e seus encaminhamentos quanto à certificação orgânica, ao contexto do mercado e acesso a ele, com foco em agricultura familiar.

Além do intercâmbio de informações, houve troca de sementes entre as organizações e apresentação de fotos e vídeos. Os participantes desenharam os “rios da vida”, desenhos coletivos que representam as mudanças trazidas pelo projeto na realidade de cada organização de agricultores, com facilitadores, dificuldades e aprendizados encontrados no desenvolvimento das atividades.

Durante o encontro os destaques foram o melhor preparo e a maior autonomia e qualificação dos agricultores e das organizações para lidar com as questões administrativas e de produção. Os resultados do projeto continuarão a ser monitorados e serão divulgados no formato de relatórios, publicações e vídeos, no site www.ambiente.sp.gov.br/pdrs