Parque Jaraguá tem programação especial para a garotada

As atividades acontecem das 10h às 16h e são todas gratuitas

O Parque Estadual Jaraguá realiza nesta quinta-feira, 12/10, o evento anual em comemoração ao Dia das Crianças, que tradicionalmente conta com diversas atrações educativas e culturais voltadas para o público infantil. O evento é realizado há mais de dez anos e atrai grande público, em torno de 15 mil pessoas, em geral moradores do entorno que frequentam o parque em busca de um contato íntimo com a natureza, ao mesmo tempo em que aproveitam as atividades e atrações oferecidas gratuitamente durante a realização do evento.

Este ano o evento contará com diversas atrações e atividades com “ecobrinquedos” para diversas faixas etárias, apresentações de dança, apresentações esportivas de capoeira e boxe, gincanas ecológicas, brincadeiras, músicas infantis, exposição de veículos e equipamentos do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, entre outras atividades de educação ambiental.

A gestão do Parque Estadual Jaraguá convida a todos para o evento que acontece das 10h às 16h, com entrada gratuita e livre para todas as faixas etárias. Venha se divertir e traga sua família para conhecer e vivenciar este incrível espaço de natureza e cultura, um dos cartões postais mais belos da cidade de São Paulo.

Programação:

Das 10h às 16h – Ecobrinquedoteca
Às 12h45 – Apresentação de boxe
Às 13h45 – Apresentação de dança
Às 14h45 – Capoeira
Das 15h30 às 16h – Passatempo educativo, inclui gincanas

Parceiros
Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, OSCIP Passatempo Educativo, Centro Cultural Esportivo Pirituba.

Parque Estadual do Jaraguá

O Parque Estadual Jaraguá (PEJ) representa um espaço de extrema relevância para o conjunto de Unidades de Conservação da Região Metropolitana de São Paulo, está localizado no extremo norte do município e foi criado em 3 de maio de 1961.

O parque enquadra-se na categoria de Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral e possui grande diversidade biológica, abrigando inúmeras espécies nativas da Mata Atlântica, estando muitas delas classificadas como ameaçadas de extinção. Seus 492, 68 hectares fica próximo ao Pico do Jaraguá, um dos últimos remanescentes de cerrado da cidade de São Paulo.

Além da riqueza biótica e abiótica existente na Unidade de Conservação, o Parque Estadual Jaraguá configura como expoente em atividades de educação ambiental e lazer para a comunidade do entorno, anualmente são realizadas, dentro do Programa de Uso Público e de interação socioambiental, diversas atividades como visitas monitoradas, eventos do calendário ecológico, gincanas, exposições, projetos com as escolas do entorno, plantio de mudas nativas, entre outras.

É necessário destacar o projeto denominado “ecobrinquedoteca” desenvolvido pelo Núcleo de Educação Ambiental do PEJ que visa a criação de brinquedos confeccionados à base de resíduos sólidos gerados pelas atividades corriqueiras das residências, este projeto tem por objetivo, além de estimular a reutilização e consequente diminuição do descarte e produção de lixo, despertar e desenvolver a criatividade das crianças e jovens, tendo o potencial de reduzir consideravelmente o consumo.

Serviço

Parque Estadual do Jaraguá
Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539 – Vila Chica Luiza
Fone: (11) 3945-4532 –  3941-2162 – 3943-5222.
De segunda a sexta-feira, 8h às 17h