Governo do Estado de São Paulo Sistema Ambiental Paulista

18/02/13 16:06

2013: Ano Internacional de Cooperação pela Água

O ano 2013 foi declarado pelas Nações Unidas, o Ano Internacional de Cooperação pela Água. O objetivo deste Ano Internacional é conscientizar sobre a necessidade de cooperação por esse recurso e sobre os desafios no que diz respeito à gestão da água. Durante este ano, serão destacadas iniciativas de sucesso em cooperação pela água e serão trabalhados temas importantes como educação ambiental com foco na água, diplomacia sobre a água, gestão da água em regiões fronteiriças, cooperação financeira, redes legais nacionais e internacionais e suas conexões com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Pegando carona no tema do ano internacional, neste ano, o Dia Mundial da Água, 22 de março, será dedicado à temática da cooperação.

A Rede de Governos Regionais para o Desenvolvimento Sustentável (Network of Regional Governments for Sustainable Development – nrg4SD), que tem como co-presidente Sul o secretário de estado do Meio Ambiente, Bruno Covas, apoia essa iniciativa das Nações Unidas.

Por que cooperação pela água?

A água é essencial para a vida no planeta e para o desenvolvimento socioeconômico, porém, é um recurso limitado e distribuído de maneira desigual no tempo e no espaço.

A demanda pela água tem crescido cada vez mais. Ela é necessária para satisfazer os mais diversos tipos de necessidades humanas, possuindo desde usos domésticos, até usos na produção de alimentos, geração de energia, produção industrial etc. A pressão por esse recurso ainda se agrava em decorrência da rápida urbanização, da poluição e das mudanças climáticas.

Em todos os casos, a água é e deve ser dividida e isso gera oportunidade para que haja cooperação entre seus usuários. A cooperação pela água pode se dar de muitas formas, incluindo: a cooperação em regiões fronteiriças, onde a água de aquíferos e bacias hidrográficas é dividida entre duas ou mais regiões; a cooperação por meio da troca de informações, dados e conhecimentos; a cooperação técnica e financeira. Só através da cooperação pela água será possível assegurar a gestão adequada dos nossos recursos hídricos e garantir o benefício a todos. A cooperação é um veículo para estabelecer a paz e é um fundamento do desenvolvimento sustentável.

A campanha “Water Cooperation 2013”, que abrange o Ano Internacional de Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água 2013, visa sensibilizar sobre os potenciais da cooperação pela água e seus desafios e facilitar o diálogo entre os atores, promovendo soluções inovadoras que favoreçam a cooperação pela água.

O que você pode fazer pela campanha?

Existem várias formas de ajudar na campanha “Water Cooperation 2013”. Você pode:

  • Promover o Ano Internacional de Cooperação pela Água e o Dia Mundial da Água – divulgar a campanha entre seus contatos e suas redes de amigos, colocar o banner e a logomarca da campanha no seu site ou blog, curtir a fanpage da campanha e compartilhar seus posts, entre muitas outras formas de divulgação.
  • Conscientizar a respeito dos benefícios da cooperação pela água.
  • Reforçar e compartilhar o conhecimento relacionado com o tema.
  • Desenvolver as capacidades dos stakeholders.
  • Promover parcerias, diálogo e cooperação entre os stakeholders.
  • Agir a favor da cooperação pela água.
  • Fortalecer a cooperação internacional no que diz respeito à água, a fim de preparar o caminho para que sejam atingidos os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

 

Ao longo do ano, estão previstos muitos eventos, ações e iniciativas em torno do tema. O engajamento geral, tanto individual como coletivo, é indispensável para disseminar o conhecimento e a consciência do valor da cooperação pela água em escalas local, regional, nacional e internacional. Este guia da ONU contém ideias e orientações para ajudar você a planejar a sua participação na campanha e fazer com que a sua voz seja ouvida. Mas pode soltar a criatividade e inovar! Essas são só algumas ideias do que pode ser feito.

Para mais informações sobre a campanha “Water Cooperation 2013”, a programação dos eventos e download de materiais da campanha, clique aqui.

Fonte: http://www.unwater.org/