http://www.ambiente.sp.gov.br/apa-marinha-do-litoral-norte

Sobre a APA Marinha

O Litoral Norte é marcado pelo encontro da Serra do Mar com o oceano, formando uma paisagem de grande beleza cênica. Mas não só: a ligação entre a Mata Atlântica e os ecossistemas costeiros e marinhos resulta em alta diversidade biológica, estendendo-se sobre uma área plana relativamente estreita, com inúmeras praias entre esporões rochosos que avançam para o mar e onde se encontram 41 ilhas , 16 ilhotes e 14 lajes. Os três setores em que se subdivide essa APA para efeitos de gestão cobrem distintas formações, sendo um deles o município arquipélago e Parque Estadual de Ilhabela.

A maior das ilhas desse arquipélago, a de São Sebastião, tem mais de 80% de seu território protegido, é onde se localiza a sede do município e conta ainda com diversas comunidades caiçaras. As outras comunidades estão nas Ilhas de Búzios e de Vitória e, a partir da criação desta APA, podem ter seu local de pesca sob a fiscalização contra a pesca de arrasto por parelhas de embarcações.

É grande o leque de atividades e de interesses na região do Litoral Norte, o que resulta em freqüentes por vezes graves conflitos entre as artes de pesca, entre pescadores amadores e profissionais, mergulhadores, usuários de jetski, roteiros e desembarque de turistas em escunas, maricultura etc. A discussão organizada para o encaminhamento das soluções para esses conflitos é a principal missão da APA. Outros problemas como saneamento deficitário da ocupação terrestre e poluição gerada por embarcações e acidentes com óleo passarão a ter um monitoramento constante.

VER TEXTO NA ÍNTEGRA