14066

Há quatro anos a Secretaria do Meio Ambiente (SMA), por meio de sua Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais (CBRN), participa da Bio Brazil Fair | BIOFACH América Latina, a Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, que reúne os principais produtores, fabricantes, distribuidores e importadores do setor orgânico. O estande da secretaria tem como objetivo divulgar suas ações voltadas para a agricultura sustentável.
Durante os quatro dias da Feira, os agricultores das organizações parceiras do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável – Microbacias II (PDRS), apoiadas pela SMA, expuseram seus diversos produtos agrícolas provenientes de sistemas agroflorestais implantados no estado pelas associações de produtores e assentamentos rurais. O PDRS incentiva e orienta os agricultores familiares a adotarem melhores práticas de produção, como os Sistemas Agroflorestais – SAF, que são uma forma de uso da terra no qual se trabalha ao mesmo tempo com diferentes árvores e arbustos e a produção agrícola e/ou pecuária. O foco do projeto está no acesso ao mercado, na geração de renda e na proteção ambiental.

Também durante a feira foi apresentado o Protocolo de Boas Práticas para a Transição Agroecológica e Produção Orgânica, firmado entre a SMA, SAA, Associação da Agricultura Orgânica (AAO) e Instituto Kairós, em 22 de maio de 2016.

Um dos destaques da participação da SMA na 12ª Bio Brazil Fair foi o lançamento, no dia 10 de junho, da Planilha de Sistemas Agroflorestais (SAFs). A planilha SAF São Paulo (que pode ser baixada no site do PDRS), é uma ferramenta para planejamento e avaliação econômico-financeira de SAFs, e devido às suas funcionalidades, também pode ser usada no planejamento e avaliação de produção de espécies florestais nativas madeireiras e não madeireiras. No intuito de fornecer uma ferramenta que possa auxiliar na tomada de decisão para implantar um sistema agroflorestal de interesse para o agricultor, a construção da planilha SAF São Paulo teve contribuição de agricultores, técnicos e pesquisadores de instituições de pesquisa e universidades.

A secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias e a secretária adjunta Cristina Azevedo visitaram a Bio Brazil Fair 2016 na Bienal do Ibirapuera no dia 10 de junho, onde prestigiaram o trabalho dos agricultores parceiros do PDRS e conferiram o lançamento da Planilha de Sistemas Agroflorestais.

O estande da SMA foi gentilmente projetado pelo escritório INÁ Arquitetura e coordenado pelo Departamento de Desenvolvimento Sustentável da CBRN.

 

16067