1

Entre os dias 9 e 11 de agosto, no Hotel Colina Verde, em São Pedro, interior de São Paulo, foi realizado o Encontro de Fauna, reunindo técnicos da SMA, sede e regionais, que trabalham com temas relativos a fauna silvestre e doméstica, com o objetivo de aprimorar a gestão, consequentemente, a conservação da fauna no Estado de São Paulo. O evento contou com a presença do coordenador da CBRN, Danilo Amorim, e da representante do gabinete, Carolina Born.

O e ncontro, em seu primeiro dia, apresentou a estratégia da SMA no que se refere à fauna. Trouxe informações atualizadas sobre o tema na Comissão Paulista de Biodiversidade (CPB) e no Grupo de Trabalho responsável pela construção da Política Estadual de Conservação da Fauna. Tratou ainda sobre demandas que afetam direta ou indiretamente a gestão da fauna no Estado. Entre elas, a contratação de nova empresa para atendimento ao Disque Ambiente (0 800 113 560), melhorando o atendimento ao público em suas dúvidas relativas à fauna.

No segundo dia, dois grupos trabalharam na finalização de duas importantes propostas de normatização para o Estado de São Paulo. As propostas visam à revisão de normas federais, com o fim de aprimorar e aumentar a eficiência da gestão do uso dos recursos faunísticos no Estado, referentes aos empreendimentos envolvendo tanto a fauna silvestre em cativeiro, quanto a fauna em vida livre.

Foram apresentadas, no último dia, novas funcionalidades do módulo da Rastreabilidade do Sistema Integrado de Gestão de Fauna (GeFau). As mudanças permitirão maior controle dos plantéis dos empreendimentos que mantêm fauna em cativeiro. Haverá ainda implantadas melhorias para subsidiar a integração do GeFau com o Sistema de Controle Federal (SisFauna). A última atividade foi uma conversa sobre a gestão da categoria da criação amadora de passeriformes silvestres nativos, com o intuito de entender as principais dificuldades a ser enfrentadas, no intuito de melhorar o atendimento ao público do Sispass, de apresentar a análise dos dados dos atendimentos 2015 e padronizar procedimentos.

IMG-20160811-WA0017

Estiveram presentes no encontro técnicos que trabalham na sede da SMA, nas regionais de Campinas, Araçatuba, Taubaté, Bauru e São José do Rio Preto,  nas URATs de Santos, Franca e São Carlos e no recém inaugurado Poupatempo Ambiental de Botucatu além da diretora do Centro Técnico de Programas e Projetos de Biodiversidade, Monica Laís Storolli.

16082