Revisão da Lista de Espécies de Anfíbios Ameaçadas de Extinção

Sob coordenação da Fundação Parque Zoológico de São Paulo, está sendo revisada a Lista de Espécies de Animais Ameaçados de Extinção no Estado de São Paulo.

A última revisão havia sido feita em 2012 e culminou na publicação do Decreto Estadual n° 60.133, de 7 de fevereiro de 2014.

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2016 foi realizada a discussão para atualização da situação das espécies de Anfíbios (grupo que engloba sapos, rãs, pererecas, cobras cegas e salamandras), com a participação dos pesquisadores Marcio Martins, Celio Haddad, Ivan Nunes, Thais Condez, Guilherme Becker, Camila Zornosa Torres e Luísa Ribeiro, da técnica da FPZSP Cybele Sabino Lisboa e da especialista ambiental da SMA Ana Carolina Dalla Vecchia. O Prof. Luis Felipe Toledo, da UNICAMP, foi o responsável pela coordenação do grupo.

Com base no conhecimento científico produzido desde a última revisão, foi possível avaliar o estado de conservação atual das espécies de anfíbios que ocorrem no Estado de São Paulo, cujo conhecimento é fundamental para coordenar ações de conservação e orientar uso e ocupação do território, por meio do licenciamento ambiental.