O Centro de Monitoramento e Avaliação de Programas e Projetos de Biodiversidade (CM), ligado diretamente ao Gabinete da Coordenadoria, foi criado pelo Decreto Estadual nº 57.933/2012, que reestruturou a SMA.

Como atribuições do Centro estão o acompanhamento, monitoramento e a avaliação das atividades, programas e projetos desenvolvidos pela CBRN e a organização e disponibilização das informações de interesse da CBRN, em especial as geoespaciais.

O Centro tem o papel de apoiar os Departamentos no uso, produção, organização e análise das informações, bem como apoiar a integração das informações produzidas pela CBRN aos sistemas de informação e bancos de dados de outras unidades da Secretaria. Tem se envolvido com diversos temas para a elaboração de diagnósticos, mapeamentos, relatórios, planejamento e avaliação de impacto de projetos.

Com o apoio de toda a CBRN, o CM em 2013 foi responsável pela coordenação das atividades relacionadas à criação do Sistema de Cadastro Ambiental Rural paulista – SiCAR – SP, treinamento da equipe da CBRN e outras instituições, além da divulgação do sistema.