Coordenadoria de Educação Ambiental

A Educação Ambiental é definida pela Política Estadual de Educação Ambiental – Lei 12780/07 como processo permanente de aprendizagem e formação individual e coletiva para reflexão e construção de valores, saberes, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências; visando à melhoria da qualidade da vida e uma relação sustentável da sociedade humana com o ambiente que a integra.

Assim, as ações e práticas educativas são voltadas à sensibilização, conscientização, mobilização e formação coletiva para proteção e defesa do meio ambiente, com consequente melhoria da qualidade da vida.

No Estado de São Paulo, o órgão responsável em coordenar a execução da Política Estadual de Educação Ambiental (Lei 12780/07) e do Programa Estadual de Educação Ambiental (Decreto 55385/10) é a Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

A Coordenadoria de Educação Ambiental incorpora a educação ambiental nas políticas públicas e nos processos de gestão, permeando o conjunto de ações e projetos da Secretaria do Meio Ambiente e representa o suporte do Estado de São Paulo às ações locais de educação ambiental, atendendo às diretrizes estabelecidas pelo Sistema Ambiental Paulista e pelas Políticas Nacional e Estadual de Meio Ambiente, com o objetivo de fomentar e coordenar o alargamento das atividades de Educação Ambiental.

As ações da Coordenadoria de Educação Ambiental focam o desenvolvimento de processos de transmissão de conhecimentos, valores, habilidades e experiências para tornar os indivíduos aptos a agir, a exercer sua cidadania, a resolver e a procurar soluções para problemas ambientais atuais e futuros.

As atribuições estão relacionadas no Decreto 57.933/12 que prevê a promoção da execução e participação do Estado de São Paulo nos diversos programas nacionais e internacionais de Educação Ambiental.

As Ações da CEA – 2016

Veja nossa Linha do tempo