Caderninho Verde e Suas Estórias

Programetes inspirados nos livros infantis da série Caderninhos de Educação Ambiental, são exibidos no programa Quintal da Cultura, da TV Cultura e destinados a crianças entre 4 e 10 anos. Foram produzidas as cinco estorinhas no formato Contação de Histórias: O Caminho para o Vale Perdido, Choque Maluco, Chico só Queria Ser Feliz, Gigi e sua Tesoura Mágica e o Jardim da Fada Azul. Duração de cada filme: aproximadamente 7min.

CADERNINHO VERDE E SUAS ESTÓRIAS – PROGRAMA 1 – O Caminho para o Vale Perdido:
Conta a estória do ratinho Rodolfo e sua família, ricos ratos que viviam num lixão formado em cima de um lindo parque. Um certo dia Rodolfo descobre a beleza da natureza e resolve convencer seus familiares a abandonarem o lixão e a não produzirem tanto lixo. (baseado no livro de mesmo nome da Coleção Caderninhos de Educação Ambiental, vol. 1 – autora Patrícia Secco)

CADERNINHO VERDE E SUAS ESTÓRIAS – PROGRAMA 2 – O Choque Maluco:
Conta a estória de duas irmãs, um amigo e seu cachorro de estimação que descobrem como é bom brincar e que a energia precisa ser economizada para beneficiar a todos. (baseado no livro de mesmo nome da Coleção Caderninhos de Educação Ambiental, vol. 2 – autora Patrícia Secco)

CADERNINHO VERDE E SUAS ESTÓRIAS – PROGRAMA 3 – Chico Só Queria Ser Feliz:
Conta a história de um lindo e amoroso labrador caramelo, Chico, que morava num pet shop até que foi comprado pela família Salgado. Com o passar do tempo os Salgado deixaram de cuidar do animal e acabaram por abandoná-lo num parque urbano. O que terá acontecido com Chico? O livro estimula a sensibilização para a guarda responsável e o não abandono de animais domésticos. (baseado no livro de mesmo nome da Coleção Caderninhos de Educação Ambiental, vol. 3 – autora Patrícia Secco)

CADERNINHO VERDE E SUAS ESTÓRIAS – PROGRAMA 4 – Gigi e Sua Tesoura Mágica, de Marilena Flores Martins – sobre Aprender Brincando na EcoBrinquedoteca
Conta a história de uma menina especial que morava com sua avó, uma costureira que utilizava os retalhos de tecidos para fazer bonecas de pano lindas e que encantavam Gigi. Um dia, no parque perto de sua casa, é inaugurada uma EcoBrinquedoteca e a menina e sua melhor amiga convencem os novos amiguinhos a aprenderem a fazer bonecas usando a tesoura mágica da avó. Gigi se torna uma jovem adolescente empreendedora e um exemplo para comunidade. Como Gigi se tornou uma vitoriosa?

CADERNINHO VERDE E SUAS ESTÓRIAS – PROGRAMA 5 – O Jardim da Fada Azul, de Thais Aciolly – sobre Cultura da Paz e Consciência Ambiental.
Conta a história de uma Fada que cultivava um lindo jardim de flores, com a ajuda de sua amiga abelha Amabel e dos ventos Sul, Leste e Oeste. Um dia, enquanto a fada dormia, o vento Norte, desconhecedor da força que tinha, passou por lá e ficou tão encantado que resolveu brincar de assoprar as flores, soprou tanto e tão forte que destruiu todo o jardim. Quando a Fada Azul acordou ficou desconsolada e pediu ajuda à sua amiga abelha. Amabel voou, voou, até que encontrou o vento Norte e disse a ele o que seu sopro havia feito. O vento, desconsolado, pediu desculpas e imediatamente se prontificou a ajudar a reconstruir o jardim. Assim, com a união e a força do trabalho dos amigos a Fada Azul voltou a ser a guardiã de um lindo jardim, onde as crianças podiam brincar à sombra das árvores e conhecerem a beleza e o perfume das flores.

Realização: Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo/Coordenadoria de Educação Ambiental e Fundação Padre Anchieta – em TV Cultura: PROGRAMA QUINTAL DA CULTURA