RODAS SOBRE ROTAS

O objetivo da série é mostrar a diversidade socioambiental paulista, com olhar focado nos avanços feitos em cuidados e na recuperação dos Biomas do Estado.
Os quatro primeiros episódios desenvolvem-se a partir da revisita à Rota Turística do Tietê, originalmente traçada pelos Bandeirantes que, entre outros resultados, culminou na fundação de várias cidades. Na sequência, outros episódios abordarão a Rota da Cana de Açúcar e a Rota do Café.

Episódio 1

Neste episódio o núcleo dos personagens será apresentado ao telespectador. Com a chegada da atriz Marília Pitanga, Bartolomeu (o produtor) e Mariana (a assistente de produção) formarão o trio de aventureiros que percorrerão a Rota Turística do Tietê, numa pesquisa de campo em busca de informações para a criação de um roteiro de longa-metragem sobre os Bandeirantes, um delírio criativo do diretor de cinema Federico Bellini. No programa será mostrado um pouco da história do Patheo do Colégio, além de informações sobre a história do Jardim Botânico de São Paulo – Instituto de Botânica e sobre a construção da Estrada dos Imigrantes. Um visitante misterioso passará a acompanhá-los em suas aventuras.

Episódio 2

Neste episódio, Bartolomeu (Luiz Luiz Araújo), Marília Lara Córdula Teixeira) e Mariana Greta Antoine) viajam para Santos. Lá conhecem o Museu do Café e conversam com o Dr. Rubens Rezek que orienta o trio em relação a busca de fatos históricos relevantes, tanto da cidade de Santos, quanto do Estado de São Paulo. Além disso conhecem o trabalho de restauração ecológica da Serra do Mar na década de 80, em Cubatão. As duas protagonistas desvendam as belezas do Novo Caminho do Mar e um novo personagem histórico se revela a Bartolo meu – José Bonifácio, o Patriarca da Independência (Blota Filho).

Episódio 3

Neste episódio nosso trio esteve em Cotia, pelo Rodoanel Mario Covas. Na estrada, Mariana conta a Marília e Bartolomeu que durante a construção da rodovia, pesquisadores e técnicos do Instituto de Botânica vasculharam as matas em busca de espécies relevantes que pudessem ser resgatadas e preservadas para fins de manutenção de algumas populações, para o desenvolvimento de pesquisas científicas e projetos educativos.
Souberam do projeto ambiental estadual “Corredor Ecológico”, uma espécie de blindagem verde entre a Capital e o interior do Estado que visa reconstituir e preservar maciços de Mata Atlântica.

Ao visitarem a Casa Bandeirista do Sítio do Mandú, aprenderam mais sobre o estilo de vida dos bandeirantes. Além disso, a cultura popular local foi apresentada aos viajantes pelo violeiro Tom Marajó que contou lendas da cidade e sobre a festa mais popular da região: a Congada do Seu Dito.

Borba Gato finalmente descobriu que é um fantasma e continuou cobrando de Bartolomeu seu encontro com sua amada Maria Leite.

Episódio 4

Neste episódio o enfoque ambiental foi a fauna silvestre da Serra do Japi. Nosso fantasma foi surpreendido por uma visita histórica inesperada e, finalmente, entregou a bandeira ao trio de novos desbravadores, partindo em busca de sua amada Maria Leite. O trio de pesquisadores juntamente com Federico Belini tiveram um insigth e decidiram trocar o projeto do longa-metragem por um novo modelo de documentário, onde mostrarão o olhar dos exploradores que viajarão sobre rodas, a cada dia numa nova rota, percorrendo cidades, parques estaduais e unidades de conservação paulistas, num clima de aventura. A equipe decide que nesse novo formato os caminhos e imagens valorizarão e preencherão a memória do telespectador com nossas riquezas naturais e a biodiversidade do Estado de São Paulo.