Mostra Ecofalante promove debate sobre educação ambiental

Gilson Ferreira, da Coordenadoria de Educação Ambiental
Gilson Ferreira, da Coordenadoria de Educação Ambiental

Na noite do dia 15 de junho, ocorreu a estreia da 5º Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental no Reserva Cultural. Gilson Ferreira, da Coordenadoria de Educação Ambiental (CEA), esteve presente representando a secretária do Meio Ambiente Patrícia Iglecias. Na oportunidade, Gilson falou ao público da importância da mostra para a cidade de São Paulo como veículo para discussão, reflexão e sensibilização dos cidadãos sobre as diversas questões que envolvem a problemática ambiental. O coordenador falou, ainda, da inovação estabelecida pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA) – a assinatura do convênio com a Ecofalante.

O convênio prevê a exibição de oito filmes constantes da Mostra Ecofalante, no período de dois anos, aos funcionários do Sistema Ambiental Paulista (AmbienteSP), com temas relacionados às diretrizes da gestão ambiental. Para o coordenador da CEA, a Mostra Ecofalante se revela um significativo instrumento de educação ambiental quando propõe um diálogo crítico e reflexivo entre arte e ambiente, contribuindo para o fortalecimento da cidadania ambiental.

Mostra Ecofalante

Criada em 2010, a Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental chama à atenção da população paulista para questões ambientais, de sustentabilidade, cidadania, governança, participação e políticas públicas. Com filmes de cineastas reconhecidos e premiados em todo o mundo, promove debates enriquecedores sobre as questões socioambientais.

Diretrizes Ambientais

A plataforma de gestão ambiental é composta por cinco diretrizes, representando as principais linhas de atuação ambiental paulista. São elas:

Diretriz 1 – Conservação Ambiental e Restauração Ecológica
Diretriz 2 – Redução da Pegada Ambiental
Diretriz 3 – Vulnerabilidade Ambiental e Mudanças Climáticas
Diretriz 4 – Gestão e Conservação da Fauna Silvestre
Diretriz 5 – Licenciamento Ambiental

Para conhecer mais sobre a mostra, acesse o site:

http://www.ecofalante.org.br/mostra/