3º Diálogo de Educação Ambiental

Tema: Gestão Integrada de Resíduos Sólidos
Frente a necessidade e a responsabilidade de capitanear a elaboração do Programa de Educação Ambiental para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, previsto no Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/2015) como uma das estratégias para sua implantação, a Coordenadoria de Educação Ambiental propôs a realização da terceira edição da série “Diálogos de Educação Ambiental” com a temática EA e a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

A intenção da equipe da Coordenadoria de Educação Ambiental com este encontro foi se aproximar de seus pares para refletir e debater sobre os desafios e possibilidades da educação ambiental no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos e compreender as possibilidades de contribuição da EA para a efetivação do PERS nos diferentes territórios do Estado de São Paulo.

Nessa edição foi incentivada a participação presencial e a distância (via transmissão e chat on line) de interessados de fora do Sistema Ambiental Paulista com a perspectiva de despertar a sociedade e os servidores para as possibilidade e desafios da educação ambiental no âmbito da Política Nacional de Resíduos Sólidos; refletir sobre a atuação da educação ambiental na mobilização da sociedade para a participação e o controle social sobre as políticas públicas de gestão de resíduos sólidos;  e iniciar a captação de subsídios para a elaboração do programa estadual frente o cenário da gestão dos resíduos sólidos no Estado de São Paulo.

O encontro foi realizado no dia 4 de novembro de 2015 no Auditório Francisco Thomaz Van Acker, na sede da SMA, e consistiu em dois momentos importantes e complementares. O primeiro visou ao debate e a reflexões sobre a temática central. O segundo, formado por rodas de conversas direcionadas, com o intuito de colher subsídios para elaboração de uma proposta para construção coletiva do Programa Estadual de Educação Ambiental para a Gestão Integrada de Resíduos Sólidos.

Na mesa de abertura estiveram presentes o Coordenador Gilson Ferreira (CEA) e o Sr. José Eduardo Ismael Lutti, então coordenador da “Gestão de Resíduos Sólidos do Sistema Ambiental Paulista, conforme Resolução SMA Nº 24 ,DE 19 DE FEVEREIRO DE 2016.

Para contribuir com as reflexões e debates deste evento foi convidado como palestrante o Professor Philippe Pomier Layrargues (Universidade Nacional de Brasília) por sua reconhecida experiência e estudos na área de educação ambiental com interface com o tema de resíduos.

Sua palestra, intitulada Educação Ambiental Crítica e a Política Nacional de Resíduos Sólidos: o que fazer com a propaganda do consumismo e com a obsolescência planejada?”, superou as expectativas da equipe organizadora do evento por sua contribuição como palestrante e partícipe das rodas de conversa.  Como desdobramento das reflexões despertadas por esse momento, Layrargues recebeu Menção Honrosa no XIII Concurso Internacional ´Pensar a Contracorriente – Havana – 2016 pela publicação do ensaio “Políticas de Gestão e Educação Ambiental para Resíduos Sólidos na economia de Mercado: a obsolescência Planejada e os limites da Sustentabilidade no capitalismo”. Acesse aqui.

Também compuseram o painel o Dir. Gil Scatena da CPLA com a palestra “Os desafios e avanços do processo de participação social na construção do Plano Estadual de Resíduos Sólidos”. Em seguida, a Sra. Elizabeth Grimberg, Coordenadora da Área de Resíduos do Instituto Pólis, apresentou a palestra “A Participação Popular e as frentes de atuação da Aliança Resíduo”, Além dos palestrantes, convidamos como debatedora do painel, a educadora Nina Orlon, Arquiteta e Urbanista, membro da do GT de Meio Ambiente da Rede Nossa São Paulo e Representante dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil (ODS).

Após as exposições e debates, foram realizadas “Rodas de Conversas” com o propósito de promover entendimento coletivo sobre o papel da EA na Gestão de Resíduos Sólidos e colher sugestões para a construção do Programa a partir de quatro perguntas norteadoras. As contribuições dos grupos foram digitalizadas e podem ser acessadas abaixo.

Vídeos dos palestrantes

Implementação da PNRS: Responsabilidade Compartilhada e Controle Social – Elizabeth Grimberg

Plano de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo: Processo de elaboração – Gil Scatena

Educação Ambiental e Comunicação Social em Resíduos Sólidos: construção coletiva de propostas no Município de São Paulo – Nina Orlow

Educação Ambiental Crítica e a Política Nacional de Resíduos Sólidos: o que fazer com a propaganda do consumismo e a obsolescência planejada? – Prof. Philippe Pomier Layrargues

Fotos do evento

Cartaz de divulgação

Facilitação gráfica

facilitação 3 dialogo
Resultado do Rodas de Conversa

Links para as notícias que estão no site da SMA

RESOLUÇÃO SMA Nº 65, DE 08 DE JULHO DE 2016 Altera o parágrafo único do artigo 2º e o artigo 5º da Resolução SMA nº 24, de 19 de fevereiro de 2016, que instituiu a Coordenação e os Comitês de Apoio Executivo à Gestão de Resíduos Sólidos do Sistema Ambiental Paulista, no âmbito da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, a fim de integrar as ações relacionadas à Politica Estadual de Resíduos Sólidos.