Dúvidas Frequentes

  1. Como tenho acesso ao Material Educativo da SMA / CEA? Todos os materiais elaborados ou editados pela Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA, da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo estão em PDF e disponíveis para download e impressão gratuitos no site: www.ambiente.sp.gov.br/cea no link “Publicações” (com exceção do “Dicionário Ilustrado do Meio Ambiente”).
    Salienta-se que diversos outros materiais, que não constam na página da CEA, também estão disponíveis para download no site dos diversos órgãos do Sistema Ambiental Paulista (Coordenadorias da SMA: CBRN, CFA, CPLA, Instituto de Botânica, Instituto Florestal, Instituto Geológico, Fundação Florestal, Fundação Zoológico, CETESB) e podem ser pesquisados no site da SMA.
  2. Quais são os temas e o público das publicações? A Coordenadoria de Educação Ambiental – CEA, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SMA, dispõe de publicações com variados temas na área ambiental: recursos hídricos, resíduos sólidos e logística reversa, mudanças climáticas, ecocidadania, unidades de conservação, biodiversidade, ecoturismo, matas ciliares, desastres naturais, habitação sustentável, consumo sustentável, agricultura orgânica, gestão ambiental, fauna urbana, pesca sustentável, dentre outros, voltados para professores e estudantes, profissionais e técnicos da área ambiental, interessados no assunto, Prefeituras e órgãos públicos de maneira geral, ONGs, empresas que trabalham com a questão ambiental, escolas da rede pública e privada de ensino, universidades, etc.
    A série Cadernos de Educação Ambiental é voltada para jovens e adultos: para o Professor ou estudante do Ensino Médio e universitário, para o profissional/ técnico da área ambiental. A cartilha “Água na medida certa”, a série “Caderninhos de Educação Ambiental” e a “Ecocartilha do Pequeno Cidadão” são materiais bem ilustrados e coloridos, com linguagem didática e simples, e são voltados para o público infantil. O “Almanaque Jovem do Ecocidadão” é um manual bem ilustrado, que trata diversos temas na área ambiental, com uma linguagem jovem e informal.
  3. É possível adquirir a publicação impressa? Para quem e como é feita a solicitação? Sim, é possível. O material impresso poderá ser solicitado para a Coordenadoria de Educação Ambiental pelo seguinte e-mail: cea@ambiente.sp.gov.br ou telefone: 2683-6400. Havendo disponibilidade no estoque da CEA, entraremos em contato, agendando data e horário para retirada do mesmo em nosso depósito, no Pq. Cândido Portinari (ao lado do Pq. Villa Lobos), localizado à Av. Queiroz Filho, 1365, Vl. Hamburguesa, São Paulo – SP. É necessário informar o título do material desejado, a quantidade necessária e qual será a utilidade do material: equipar biblioteca ou sala de leitura, desenvolver projetos, ações, atividades, eventos ou estudos. O material não tem custo, sendo doado pela SMA ao solicitante.
    Lembramos que a CEA não possui serviço de entrega em sua estrutura e não envia as publicações pelo Correio, portanto o material solicitado deverá ser retirado na data e horário agendados.
    Após o uso da(s) publicação(ões) doadas, solicitamos envio de relatório sucinto, descrevendo em qual atividade, ação, projeto, estudo, evento o material foi utilizado e a avaliação da publicação.
  4. Quais são os contatos da CEA para realizar a solicitação de publicações / kits e obter orientações?
    E-mail é: cea@ambiente.sp.gov.br
    Telefone: 2683-6400 Solicitações, dúvidas e orientações poderão, também, ser encaminhadas para a Ouvidoria da SMA:
    E-mail: ouvidoria@ambiente.sp.gov.br
    Telefones: (11) 3133-3479 – (11) 3133-3477 – (11) 3133-3487
  5. Existem conteúdos na área ambiental no formato de cartazes para exposições ou eventos?
    Sim. A CEA dispõe de 08 (oito) títulos de exposições, bem ilustradas, com linguagem clara e didática, versando sobre temas na área ambiental, disponíveis para download gratuito, para a impressão de cartazes. As exposições temáticas itinerantes da CEA frequentemente são expostas nos Parques do Sistema Ambiental Paulista, como ferramenta de atividades e ações desenvolvidas pelos mesmos com o público visitante (escolas, adultos, jovens, crianças e idosos), especialmente em eventos e datas comemorativas relacionadas ao meio ambiente, mas não estão disponíveis para empréstimo. Consulte o nosso conteúdo em “Material Educativo” no menu superior.