A Formação Socioambiental surge de um esforço da Coordenadoria de Fiscalização Ambiental (CFA) para responder a questões complexas que envolvem os problemas de fiscalização. Tais problemas possuem causas de origem econômica, social, cultural, política etc. Não reconhecer sua existência e forte relação com as manifestações dos problemas reprimidas pelos agentes de fiscalização é reduzir a eficácia da gestão ambiental como um todo.

Assim, a Formação Socioambiental é um processo de mapeamento de efeitos e causas de problemas ambientais, seguido de planejamento de intervenções conscientes de acordo com as competências e atribuições de espaços de participação social na gestão ambiental pública, como os Conselhos de Áreas protegidas.

FormacaoSocioambiental_esquema_peq

Objetivo
Envolver diferentes agentes sociais com o desenvolvimento de abordagens aos problemas ambientais considerados nos Planos de Fiscalização.

Dinâmica e Funcionamento

A Formação Socioambiental foi desenvolvida a partir dos planos de fiscalização em execução, especialmente aqueles direcionados a áreas protegidas. Sua elaboração contou com o trabalho de um grupo de profissionais advindos dos órgãos envolvidos com os planos, como a Coordenadoria de Fiscalização Ambiental, a Fundação Florestal, o Instituto Florestal, o Instituto de Botânica e a Polícia Ambiental.

O percurso, composto por três momentos distintos e seqüenciais direcionados a agentes sociais reunidos em torno de um espaço de participação na gestão ambiental pública, visa fomentar a participação, assim como qualificá-la por meio da formação socioambiental dos envolvidos: 1) reflexão e debate sobre o papel, as competências e atribuições dos espaços de participação social na gestão pública e o sentido da participação na gestão ambiental; 2) mapeamento de problemas, seus efeitos e causas de ordem socioambiental, assim como de agentes sociais relacionados direta e indiretamente com a problemática reconhecida no território; 3) planejamento de ações de enfrentamento das causas levantadas e construção de uma agenda dos participantes.

Percurso_Formacao_Socioambiental

Mais detalhes sobre o desenvolvimento da Formação Socioambiental, do projeto de pesquisa para seu acompanhamento, bem como os resultados já alcançados podem ser acessados aqui.