SIM – Sistema Integrado de Monitoramento

Todas as operações de fiscalização realizadas nas Unidades de Conservação do Estado de São Paulo são registradas pelas instituições envolvidas e sistematizadas na Planilha de Monitoramento do SIM, que tem como diferencial a inserção das coordenadas geográficas das ações, que permitem sua localização no território da UC.

Estas informações são encaminhadas ao Centro de Monitoramento para que os dados sejam espacializados e possam ser visualizados no mapa das UC. As informações contemplam tanto o esforço aplicado nas operações de fiscalização, como as ocorrências e danos ambientais identificados.

Os mapas resultantes deste trabalho são disponibilizados a todos os envolvidos em formato compatível com o Google Earth, permitindo que sejam acessados e utilizados para realização de análise qualitativa das operações e para o replanejamento sistemático da fiscalização.

Exemplo de mapa disponibilizado no SIGAM contendo todas as ações e ocorrências das Unidades de Conservação:

Mapa contendo os dados espacializados do Parque Estadual Carlos Botelho

SIM_figura1-680

Visualização dos de atributos de uma ocorrência no mapa

SIM_figura2-680

SIMMar – Sistema Integrado de Monitoramento Marítimo

Criar e instituir sistema integrado de processamento das informações por meio de ferramentas gerenciais e tecnológicas, em escalas espaciais e temporais, de forma a subsidiar o planejamento integrado e as tomadas de decisão.

Operação Corta-Fogo

Monitorar focos de incêndios e queimadas, bem como as condições climáticas que favoreçam o aumento do risco de fogo com o objetivo de operar em tempo real, emitindo alertas e fornecendo subsídios aos órgãos participantes da Operação Corta Fogo e contribuindo para:

  • fiscalizar e monitorar a queima da palha da cana-de-açúcar sem a devida autorização dos órgãos competentes, bem como o uso inadequado da licença;
  • fiscalizar o uso de fogo irregular em pastagens ou demais culturas agrícolas;
  • utilizar informações e imagens de satélite para identificar áreas queimadas.