Conheça os primatas paulistas em um clique

Álbum virtual de figurinhas expõe os hábitos desses encantadores animais

Texto: Cris Couto

Que tal conhecer o costume de dez espécies de primatas, que habitam no estado de São Paulo? Você sabia que eles sofrem graves ameaças, inclusive de extinção?

Conheça esse universo em apenas um clique e faça o download do álbum de figurinhas Primatas Paulistas.

Ao entrar na publicação virtual, produzida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) e pela Comissão Permanente de Proteção dos Primatas Nativos do Estado de São Paulo, você terá acesso a informações e ilustrações sobre esse grupo especial de animais.

Os primatas são mamíferos, que possuem diversas características semelhantes entre si, tais como cinco dedos nas mãos e nos pés e a capacidade, em sua maioria, de se locomover em pé. Dependem de áreas naturais para viver e muitas espécies estão ameaçadas ou em risco de extinção, principalmente pela diminuição das florestas onde vivem.

Ao falar em macacos ou primatas, é comum recordar de gorilas, de chimpanzés ou de orangotangos. Esses animais são primatas, mas não são espécies brasileiras. Os primatas paulistas são diferentes e apresentam características como tamanho menor e cauda que permite sua locomoção pelos galhos das árvores.

Você pode colaborar com a preservação desse grupo de animais não comprando macacos, não comercializando, não matando nem soltando após um cativeiro. A preservação das florestas e das matas são primordiais. Elas são o território natural dos primatas.

Agora clique no álbum e entre no mundo dos Primatas Paulistas, se apaixone por eles e seja mais um na luta pela sua preservação.

 Leia também

Febre amarela: o macaco não é o vilão!