Consórcio para gestão de resíduos sólidos é tema de reunião na SMA

O secretário Maurício Brusadin recebeu prefeitos das regiões de Presidente Prudente e Marília

Texto e fotos: Dirceu Rodrigues

O secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin, recebeu na segunda-feira (8/1) prefeitos e secretários do meio ambiente de municípios das regiões de Presidente Prudente e Marília. Em pauta, a criação oficial do Consórcio Intermunicipal de Resíduos Sólidos, que vai viabilizar a instalação de um aterro sanitário conjunto entre os municípios dessas regiões.

Ao término do encontro, ficou definido o dia 31 de janeiro próximo para a efetiva constituição do consórcio. Maurício Brusadin e sua equipe já confirmaram presença no encontro, além de representantes dos 54 municípios da região, que serão direta ou indiretamente influenciados pela instalação do aterro. Até o momento, 10 prefeituras já assinaram o protocolo de intenções para compor o consórcio.

Tão logo assumiu, o secretário do Meio Ambiente, Maurício Brusadin percebeu que 70% de sua agenda apontavam para aterro e resíduos sólidos. Baseado nisso, montou um grupo especializado para aportar conhecimento no processo de consórcios. “Uma secretaria como a do Meio Ambiente tem porte para trazer para si esse debate dos consórcios. Esse grupo, em parceria com a Cetesb, foi criado com o objetivo de construir uma política estadual para os consórcios”.

Brusadin acredita que “não há solução em médio e longo prazo para a questão dos resíduos que não passe pelos consórcios. É a única forma de termos economia de escala. Portanto, nós vamos jogar toda a nossa energia possível para dar aporte de conhecimento técnico para tirar os consórcios do papel”.

Participantes da reunião:

Nelson Bugalho: prefeito de Presidente Prudente
Wilson Portella Rodrigues: secretário do Meio Ambiente de Presidente Prudente
Mateus Godoi: diretor-presidente da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco)
Roberto Volpe: prefeito de Santo Anastácio
Alberto Cesar Centeio de Araújo: prefeito de Rancharia
Almira Ribas Garms: prefeita de Paraguaçu Paulista
Sérgio Pascoal de Campos: diretor do Depto. Municipal de Meio Ambiente e Projetos Especiais de Paraguaçu Paulista
Daniel Alonso: prefeito de Marília
Ricardo Sevilha Mustafá: secretário de Assuntos do Meio Ambiente de Marília