Como Funciona

Dinâmica e funcionamento da Operação Corta Fogo

Para alcançar os objetivos propostos pela Operação Corta Fogo, definiu-se uma metodologia de trabalho baseada em 04 etapas: Planejamento / Execução / Verificação / Reavaliação.

Subetapas desenvolvidas / em andamento:

1 – Realização de um diagnóstico inicial contemplando as áreas de maior risco de incêndio para o Estado, a fim de definir as áreas que serão prioritárias para o sistema, usando para isso as estatísticas de ocorrência de incêndios.

2 – Subdivisão do sistema em quatro programas: prevenção, monitoramento, controle e combate, a fim de potencializar as ações a serem desenvolvidas.

3 – Criação de um Comitê Executivo composto por representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Casa Militar (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil), Polícia Militar (Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros), responsável pela gestão global do Sistema.

4 – Elaboração, pelo Comitê Executivo, de estratégias de ação para os quatro programas da Operação Corta Fogo (prevenção, monitoramento, controle e combate), desenvolvendo-se a partir de suas instâncias estaduais com o envolvimento dos municípios no âmbito do seu território.

Imagem representativa do Reunião do Comitê Executivo. (Acervo SMA)