A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA – por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental contratou o serviço de fornecimento multi-licenças de Imagens Orbitais Digitais Multiespectrais com direito à cessão dessas imagens para órgãos e entidades da administração pública municipal e estadual. As imagens são das seguintes Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos – UGRHI:

No intuito de regularizar os pedidos de cessão de imagem, a CPLA informa abaixo o procedimento:

Elegíveis

• Órgãos e entidades da administração pública estadual e municipal;

Imagens SPOT 5

Produtos Disponíveis

Formato: GEOTIFF

Data: 2007/2010

Imagens Composição Colorida

• Recorte na articulação 1:25.000 do IBGE
  • Imagem RGB colorida (cor “real”)
  • Resolução espacial: 2,5 m
  • Datum: SIRGAS2000

Imagens Multiespectrais Fusionadas

• Cena
  • Intervalos espectrais das bandas
    • 0.45 – 0.52 µm
    • 0.51 – 0.60 µm
    • 0.63 – 0.70 µm
    • 0.76 – 0.85 µm
  • Resolução espacial: 2,5 m
  • Datum: SIRGAS2000
  • Ortorretificada

Imagens RAPIDEYE (Apenas para a UGRHI 02 – Paraíba do Sul)

Produtos Disponíveis

Formato: GEOTIFF
Data: junho e setembro de 2011s

Imagens Composição Colorida

• Recorte na articulação 1:25.000 do IBGE
  • Imagem RGB colorida (cor “real”)
  • Resolução espacial: 5 m
  • Datum: SIRGAS

Imagens Multiespectrais

• Cena
  • Intervalos espectrais das bandas

Faixa de Detecção (micrômetros)

Canal de cor

440 – 510

Azul

520 – 590

Verde

630 – 685

Vermelho

690 – 730

Red-Edge

760 – 850

lnfravermelho próximo

• Resolução espacial: 5 m
  • Datum: SIRGAS

Forma de disponibilização

• As imagens são disponibilizadas em formato digital;
  • A entrega das imagens ao solicitante ou ao seu portador se dará na sede da SMA;
  • As imagens serão entregues mediante apresentação, pelo solicitante ou seu portador, do Termo de Cessão original devidamente assinado pelo responsável legal;
  • O solicitante deverá agendar a retirada com 1 dia útil de antecedência;
  • O solicitante deverá prover a mídia: DVD, HD externo, CD, pen-drive, etc. A CPLA indicará a melhor mídia baseada no volume de dados;
  • Em nenhuma hipótese as imagens serão disponibilizadas para download, enviadas por meio eletrônico (correio eletrônico) ou serviços postais.

Contrapartida

Como contrapartida a CPLA solicita cópia digital dos produtos gerados para incorporação ao acervo da CPLA, preferencialmente seguindo os padrões definidos pela INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais) – formato shapefile, metadados e outras informações correlatas.

Como solicitar

1. O solicitante deve preencher o Formulário de solicitação
  2. O solicitante enviará o formulário preenchido para cigi.cpla@ambiente.sp.gov.br
  3. A CPLA analisará a solicitação e em até 3 dias úteis entrará em contato com o solicitante para prosseguimento do pedido
  4. O solicitante deverá enviar um Ofício à CPLA conforme orientações encaminhadas no e-mail de aprovação;
  5. Após o recebimento do Ofício pela CPLA:
  6. CPLA enviará o Termo de Cessão em até 3 dias úteis para apreciação e assinatura do responsável legal;
    • De posse do termo de cessão assinado, o solicitante deverá agendar a retirada com 1 dia útil de antecedência pelo e-mail cigi.cpla@ambiente.sp.gov.br.
  7. A entrega das imagens solicitadas conforme descrito em Forma de Disponibilização.

1. Termo de Cessão é um documento com as informações de restrições de uso e responsabilidades jurídicas do solicitante da imagem.