Índice de Gestão de Resíduos – IGR

O IGR, desenvolvido pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente, é um índice composto por indicadores de resíduos sólidos, que avaliam Instrumentos para a Política de Resíduos Sólidos, Programas, Coleta e Triagem, e Tratamento e Disposição Final. O objetivo do IGR é avaliar a gestão dos resíduos nos municípios paulistas; esta avaliação trará subsídios para a proposição e implementação de políticas públicas estaduais.

O desenvolvimento do IGR deu-se em duas etapas. Na primeira etapa, ocorrida em 2008, selecionou-se indicadores com base em análise de textos técnicos específicos sobre o tema, listagem dos indicadores recomendados na bibliografia e análise dos indicadores já desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, em especial o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos, IQR, já sedimentado no Estado, e que avalia e classifica a disposição de resíduos sólidos. Considerou-se também neste estudo a disponibilidade dos dados. Os indicadores selecionados foram subdivididos em quatro áreas temáticas: instrumentos para a política de resíduos sólidos, programas ou ações municipais, coleta e triagem, tratamento e disposição. Para cada um dos indicadores foram atribuídos pontos, cuja somatória, transformada em um número de 0 a 10, resulta no valor de um índice, denominado índice de qualidade de gestão de resíduos sólidos (IQG), para cada município paulista. O índice de gestão de resíduos sólidos (IGR) foi calculado ponderando-se o valor do IQG,  IQR e IQC, nas seguintes proporções:

IGR = 0,6*IQG + 0,35*IQR + 0,05*IQC

Onde:

  • IQG é o Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos.
  • IQR é o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos, divulgado anualmente no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.
  • IQC é o Índice de Qualidade de Usinas de Compostagem, divulgado anualmente no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

Modelo do questionário do IGR

Mapa IGR 2010 por município

Formulário preenchido por 437 municípios.

Mapa IGR 2012 por município (atualizado em 12/11)

Formulário preenchido por 498 municípios.

Relação Geral dos Município e IGR 2012 (ano-base 2011) – atualizado até 18/02/2013