Índice de Gestão de Resíduos – IGR

O IGR, desenvolvido pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente, é um índice composto por indicadores que avaliam os Instrumentos da Política de Resíduos Sólidos, Programas, Coleta e Triagem, e Tratamento e Disposição Final. O objetivo do IGR é avaliar a gestão dos resíduos nos municípios paulistas com uma dupla finalidade: oferecer aos municípios participantes mais uma ferramenta de análise e acompanhamento da gestão municipal no tema em questão; e obter subsídios para a proposição e implementação de políticas públicas estaduais.

O desenvolvimento do IGR iniciou-se em 2008, quando foram selecionados indicadores com base em análise de textos técnicos específicos sobre o tema, listagem dos indicadores recomendados na bibliografia e análise dos indicadores já desenvolvidos pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, em especial o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos, IQR, já sedimentado no Estado, e que avalia e classifica a disposição de resíduos sólidos. Considerou-se também neste estudo a disponibilidade dos dados.

Para cada um dos indicadores foram atribuídos pesos, cuja somatória, transformada em um número de 0 a 10, resulta no valor de um índice, denominado Índice de Qualidade de Gestão de resíduos sólidos (IQG), para cada município paulista. O IQG é obtido por meio de um questionário que é respondido, facultativamente, pelos gestores de cada município. Cabe ressaltar, que esse questionário passou, desde a sua criação, por algumas transformações e adaptações que visaram acompanhar a dinâmica e a complexidade da gestão de resíduos sólidos nos municípios paulistas.

O índice de gestão de resíduos sólidos (IGR) é calculado ponderando-se o valor do IQG, do IQR e do IQC, nas seguintes proporções:

IGR = 0,6*IQG + 0,35*IQR + 0,05*IQC

Onde:

IQG é o Índice de Qualidade de Gestão de Resíduos Sólidos.

IQR é o Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos, divulgado anualmente no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

IQC é o Índice de Qualidade de Usinas de Compostagem, divulgado anualmente no Inventário Estadual de Resíduos Sólidos Domiciliares pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB.

O IGR vem sendo divulgado desde 2009, calculado para os municípios que responderam ao questionário do IQG. Esse histórico pode ser consultado na página do DataGeo.

O IGR de 2014 pode ser acessado neste link.