SIGOR

SIGOR – Sistema de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos do Estado de São Paulo

Instituído pelo Decreto Estadual nº 60.520, em 05 de junho de 2014, o Sistema Estadual de Gerenciamento Online de Resíduos Sólidos – SIGOR é uma ferramenta que tem o objetivo de auxiliar o monitoramento da gestão dos resíduos sólidos desde sua geração até sua destinação final, incluindo o transporte e destinações intermediárias.

Atualmente estão sendo desenvolvido dois módulos, um voltado para os resíduos da construção civil e outro voltado para os materiais recicláveis presentes nos resíduos sólidos urbanos.

SIGOR – Módulo Construção Civil

O SIGOR – Módulo Construção Civil visa agilizar a emissão de dados e o controle de documentação em todas as etapas de gestão dos resíduos, desde o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil – PGR (a ser elaborado pelos geradores) até o Controle de Transporte de Resíduos – CTR (utilizado pelo Gerador, Transportador e Destino), os quais serão emitidos em tempo real.

Para mais informações sobre o SIGOR – Módulo Construção Civil, estão disponíveis o Caderno de Educação Ambiental sobre o tema e o acesso à página do sistema, disponível em http://cetesb.sp.gov.br/sigor/.

SIGOR – Módulo Entidade de Catadores de Materiais Recicláveis

O SIGOR Módulo Entidade de Catadores tem o objetivo de mapear a distribuição geográfica e as atividades desenvolvidas pelas entidades de catadores de materiais recicláveis ao longo da cadeia de reciclagem e conhecer o grau de formalização e organização da gestão das entidades, bem como suas estruturas físicas e os recursos disponíveis para execução do trabalho.

Diante disso, será possível identificar as necessidades das entidades, a serem superadas com o apoio técnico e estrutural do poder público e da iniciativa privada, e consequentemente, contribuir para a melhoria dos serviços prestados às Prefeituras e organizar os sistemas de logística reversa.

Para maiores informações sobre o SIGOR – Módulo de Catadores de Materiais Recicláveis acesse a página do sistema.