A Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SMA – por meio da Coordenadoria de Planejamento Ambiental, em parceria com o Instituto Geológico, contratou a elaboração das Sub-bacias do Estado de São Paulo, com financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), delimitadas com base na rede de drenagem extraída do Modelo Digital de Elevação (MDE) a partir de curvas de nível das cartas 1:50.000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Instituto Geográfico e Geológico (IGG) e Departamento de Serviços Geográficos do Exército, vetorizadas no projeto GISAT.

Para a delimitação das sub-bacias, foram considerados os rios principais de cada UGRHI (Unidade Hidrográfica de Gerenciamento de Recursos Hídricos) e no caso de regiões litorâneas, também foi considerado o oceano. A partir destes rios principais foram identificados os afluentes e delimitadas as sub-bacias.  (para mais informações consulte Ficha Técnica). 

Produtos Disponíveis

Arquivo shapefile com as Sub-bacias do Estado de São Paulo para download.

Solicitamos que qualquer inconsistência encontrada pelo usuário seja comunicada à CPLA, para as devidas providências, por meio do email cigi.cpla@ambiente.sp.gov.br . 

Contrapartida

Como contrapartida a CPLA solicita cópia digital dos produtos gerados para incorporação ao acervo da CPLA, preferencialmente seguindo os padrões definidos pela INDE (Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais) – formato shapefile, metadados e outras informações correlatas.