O que é um animal silvestre?

Animal silvestre é todo aquele de espécie que naturalmente nasce e vive em ambientes naturais tais como florestas, savanas, oceanos e rios.  Por sua vez, um animal silvestre pode ser considerado nativo ou exótico.

 

O que é um animal silvestre nativo?

Animal silvestre nativo é todo aquele de espécie terrestre ou aquática, migratória ou não, cujo ciclo de vida ocorre dentro dos limites de sua distribuição natural. Por exemplo, podemos ter um animal silvestre nativo para o território nacional, se utilizarmos o país como referência; ou nativo para o território paulista, se a referência for o Estado de São Paulo.

Os animais silvestres nativos são protegidos por lei, sendo proibida sua caça, destruição, comercialização ou criação, sem autorização do órgão ambiental competente.

 

O que é um animal silvestre exótico?

Animal silvestre exótico é todo aquele, terrestre ou aquático, cujo ciclo de vida natural ocorre em território distinto daquele utilizado como referência, ou então, do local onde o animal se encontra no momento. Por exemplo: um leão é um animal exótico ao Brasil, pois é originário do continente africano e não ocorre naturalmente nas florestas nacionais. Já o sagui-do-tufo-branco, bastante encontrado em parques e florestas de São Paulo, é considerado um animal exótico ao Estado, apesar de ser de uma espécie natural do Nordeste do país.

 

O que é um animal exótico invasor?

Animal exótico invasor é aquele que ocorrendo em vida livre, fora de sua área de distribuição natural, adaptou-se e proliferou-se sem controle, passando a constituir um risco para animais nativos ao competir por recursos, tais como comida e abrigos.

Devido ao risco que uma possível introdução de animais exóticos pode causar às espécies nativas, sua importação, criação ou manutenção em cativeiro só pode ocorrer mediante autorização e parecer favorável do órgão ambiental competente. Exceção é feita apenas para aquelas espécies que apesar de exóticas, são consideradas domésticas.

 

O que é um animal doméstico?

Animal doméstico é todo aquele de espécie que ao longo dos anos tiveram suas características físicas e comportamentais alteradas passando a se distinguir das espécies que se originaram. São animais que durante muitos anos foram utilizados pelo homem, como animais de companhia ou de produção, e com ele desenvolveram estreita relação de dependência. Podemos citar como animais domésticos os cães, os gatos, os cavalos e os porcos.

Os animais domésticos também são protegidos por lei, sendo proibido sujeitá-los a maus tratos. Apesar disso, não é necessário nenhuma autorização do órgão ambiental competente para se criar, reproduzir ou comercializar animais domésticos. Veja aqui a lista de animais considerados domésticos: (Tabela de animais domésticos).

 

O que é um animal sinantrópico?

Animal sinantrópico é aquele de espécie silvestre ou doméstica que utiliza recursos de áreas antrópicas, isto é, áreas habitadas pelo homem, de forma permanente, utilizando-as como área de vida, ou de forma transitória, como local de passagem ou descanso.  Podemos citar como animais sinantrópicos os pombos-domésticos, os urubus, os ratos, os gambás, as baratas e algumas aves tais como o sabiá-laranjeira, o bem-te-vi e o periquito-verde, muito comuns nas áreas urbanas da cidade de São Paulo.

 

O que é um animal sinantrópico nocivo?

Animal sinantrópico nocivo é aquele que interage de forma negativa com a população humana, causando-lhe transtornos de ordem econômica, ambiental ou de saúde pública. Podemos citar como animais sinantrópicos nocivos, os ratos, as baratas, os cupins, os mosquitos e as moscas.