Iguape adere à transição agroecológica

Boas práticas e assistência técnica para produção de alimentos com qualidade e segurança

A conservação do meio ambiente e a promoção da saúde são alguns benefícios da agroecologia. Apoiar os produtores para viabilizar o processo gradual de mudanças do sistema produtivo agrícola convencional para a agroecologia é uma das estratégias da Prefeitura de Iguape, no Vale do Ribeira.

Para isso, Aracy Kamiyama e Andrea Sendoda, da Secretaria do Meio Ambiente, palestraram em evento realizado pela Prefeitura para apresentar o Protocolo de Transição Agroecológica e Produção Orgânica. Seu objetivo é estimular a adoção de práticas agrícolas sustentáveis por agricultores; promover o uso sustentável dos recursos naturais; e incrementar a produção, a oferta e o consumo de alimentos saudáveis.

Com o Protocolo, a Prefeitura de Iguape apoia e viabiliza o processo gradual de mudanças do sistema produtivo convencional para um sistema que esteja de acordo com os princípios da agroecologia. Os próximos passos serão identificar os interessados em aderir ao protocolo, visitar os produtores e elaborar o Plano de Transição para cada propriedade.

O evento, realizado em 28 de março, contou com a participação de cerca de 50 agricultores familiares, entre participantes das feiras de produtores rurais, representantes da associação de produtores rurais do município, que fornece alimentos para o programa da merenda escolar, e representantes do Quilombo Aldeia.

Os interessados em aderir ao protocolo devem procurar a Divisão Municipal de Agricultura, no Paço Municipal de Iguape.

Boas práticas

O Protocolo de Intenção de Transição Agroecológica e Produção Orgânica foi assinado entre a SMA, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), a Associação de Agricultura Orgânica (AAO) e o Instituto Kairós.

Matérias relacionadas

Transição agroecológica avança no estado de São Paulo

Protocolo de transição agroecológica tem novas adesões

SMA entrega certificados a agricultores em transição agroecológica

Texto: Luciana Reis
Foto: Divulgação
Revisão: Cris Leite