Sistema DOF

O que é

O Sistema DOF é uma ferramenta eletrônica federal que integra os documentos de transporte florestal federal e estaduais, com o objetivo de monitorar e controlar a exploração, transformação, comercialização, transporte e armazenamento dos recursos florestais. É por meio deste sistema que as empresas emitem eletronicamente o DOF (documento de origem florestal).

Em abril de 2007 foi celebrado o Termo de Cooperação Técnica para a Gestão Florestal Compartilhada entre o IBAMA e SMA. A partir desta data, a SMA passou também a gerenciar a movimentação da madeira no estado de São Paulo, sendo possível criar um diagnóstico de comércio e estratégias de fiscalização para combater o consumo ilegal deste recurso natural.

Como acessar o Sistema DOF

Para acessar o Sistema DOF as pessoas físicas ou jurídicas devem:

Possuir Certificado Digital

Possuir Cadastro Técnico Federal (CTF) do IBAMA. Neste caso, há dois caminhos para acessar o Sistema DOF:
Interessado com CTF:

  • Acesse www.ibama.gov.br. Clique no link “Serviços Online”, ao lado direito da página. Faça o seu login. No menu de “Serviços”, clique em “DOF – Documento de Origem Florestal”.

Interessado sem CTF:
Para fazer o cadastro no CTF:

  • Acesse o site www.ibama.gov.br e clique em “Serviços Online”, ao lado direito da página.
  • Clique em “Cadastro” e depois em “Pessoa jurídica” ou “Pessoa física”, conforme o caso.
  • Preencha o formulário e clique em “Gravar”.
  • Anote e guarde cuidadosamente sua senha de acesso ao cadastro e clique no botão “Dados Cadastrais”.
  • Cadastre categorias compatíveis com a exercida pela sua empresa, e que permitem acesso ao Sistema DOF, registre o porte, emita o Comprovante de Registro e, em seguida, o Certificado de Regularidade.
  • Depois de cadastrado, para acessar o Sistema – DOF, clique no menu “Serviços” e, em seguida, no link “DOF – Documento de Origem Florestal”.