Mutirão em Cananeia recolhe quase 1 tonelada de lixo em 3 horas

Na sexta-feira, 12/01, a equipe do Projeto Verão no Clima realizou um grande mutirão de limpeza de praia na Ilha do Bom Abrigo, em Cananeia

Em três horas de trabalho a equipe recolheu quase uma tonelada (940Kg) de resíduos em uma praia de cerca de 200 metros. Apesar de não ser aberta à visitação pública, muitas embarcações procuram abrigo por lá quando o mar está em condições ruins. A travessia, uma das mais perigosas barras brasileiras, dificulta muito a coleta do lixo deixado por lá.

A cooperativa Coopercanis recebeu 379 kgs de materiais que podem ser reciclados. Entre os rejeitos foram recolhidos 151,5 kg de petrechos de pesca, 3 kg de isopor, 15 kg de vidro e 370,5 kg de lixos diversos, totalizando 540 kg de material que será encaminhado ao aterro sanitário. Ainda foram recolhidos 21 kg de pilhas. Importante destacar que grande parte do plástico recolhido foi considerado rejeito porque não tinha mais condições de ser reciclado.

A ilha faz parte da Área de Proteção Ambiental Marinha do Litoral Sul (estadual) e da Área de Proteção Ambiental Cananeia-Iguape- Peruíbe (Federal), e também é território da marinha e município de Cananeia.

Participaram do mutirão funcionários da Prefeitura de Cananeia, Fundação Florestal, Coordenadoria de Planejamento Ambiental-CPLA, IPeC-Instituto de Pesquisas Cananeia, monitores do projeto e da Coopercanis (cooperativa de catadores).