O Pacto das Águas – São Paulo

O Pacto das Águas – São Paulo é um Programa da Secretaria do Meio Ambiente, agora integrado ao Município VerdeAzul. Busca fomentar uma agenda voltada à recuperação e conservação da qualidade das águas nos municípios do Estado.

As ações propostas pelo Pacto das Águas são voltadas para as áreas de saneamento, proteção das águas, biodiversidade, educação, gestão e a identificação de fontes de pressão sobre as águas no território de seus municípios.
Para cada uma das ações propostas, as Prefeituras devem estabelecer um Plano de Trabalho para a sua consecução. O ciclo de vida do Pacto é de 3anos, ou seja, trienalmente são lançados novos desafios.

O Pacto das Águas é uma resposta de São Paulo à plataforma “Consenso de Istambul sobre as Águas”, que foi aprovada em plenária durante o V Fórum Mundial da Água, que ocorreu em Istambul em 2009.

598 municípios paulistas já assinaram esse documento e fazem parte de uma rede de mais de 1.100 governos locais de 49 países que estão buscando fortalecer a gestão da água em seus territórios.