http://www.ambiente.sp.gov.br/parque-estadual-do-jaragua

Sobre o Parque

 

Histórico

As primeiras expedições na região ocorrem no final do séc. XVI, quando o então governador da província Martim Afonso de Souza, descobriu os primeiros indícios de ouro no Brasil, contribuindo para o inicio do ciclo do ouro na região do Jaraguá. Porém somente após alguns anos o bandeirante Afonso Sardinha conseguiu se estabelecer no local e construir o Grande Casarão Bandeirista e o tanque de lavagem de ouro que ainda hoje existem como testemunho da exploração aurifera. A profusão de ouro retirado das minas do Jaraguá rendeu-lhe o apelido de Peru-do-Brasil. A exploração do ouro se estendeu até meados do século XIX, quando a atividade econômica principal passou a ser o cultivo do café.

A partir daí, a fazenda Jaraguá passa por vários proprietários até 1940, quando foi adquirida pelo Governo do Estado de São Paulo. Em 03 de maio de 1961 foi criado o Parque Estadual do Jaraguá.

Atualmente Fundação Florestal é responsável pela gestão desta Unidade de Conservação de Proteção Integral, tendo como principais atribuições: proteger seus Recursos Naturais, incentivar a Pesquisa e promover a Educação Ambiental.

Sobre o Parque

O Parque Estadual Jaraguá possui 492 hectares e abriga um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica da Região Metropolitana de São Paulo. Antiga fazenda do ciclo do ouro, sua área foi adquirida pelo Governo Estadual em 1940 e transformada em parque estadual em 1961, com o objetivo de proteger os recursos naturais da região, incentivar a pesquisa e promover a educação ambiental.

A palavra Jaraguá vem do tupi e significa “Senhor dos Vales”. Essa característica é marcante no Parque, que possui montanhas que chegam a 1.135 metros de altitude e podem ser visualizadas de várias partes da cidade. Isso caracteriza o Parque como um atrativo natural único da cidade de São Paulo.

Nas trilhas do Parque é possível observar espécimes nativos de flora e fauna, como macaco-prego, tucano-do-bico-verde, bicho-preguiça, palmito-juçara, guapuruvus, ipê-amarelo, pau-d’alho, dentre outros.

Sobre a Região

Localizado na região noroeste da cidade de São Paulo, mais precisamente no bairro do Jaraguá, têm como vizinhos os bairros de Perus e Pirituba e o município de Osasco.