Batakerê apresenta cânticos que encantam no Espaço de Leitura

Programação de agosto tem muita dança e música tradicional brasileira, além das muitas atrações para os pequenos

Em busca de manifestações artísticas produzidas por grupos que dialogam com a cidade de pontos de vista diferentes – e que geralmente não fazem parte do grande circuito cultural – o Espaço de Leitura do Parque da Água Branca apresenta em agosto a programação Diverte-cidade!

Neste final de semana, se apresentam no Espaço dois grupos de música e dança tradicionais: o Batakerê e o Balé Popular Cordão da Terra.

Das ruas, veio o Chemical Funk que envolve os públicos em uma atmosfera divertida e dançante com suas performances sincronizadas, resgatando os bailes de black music da década de 60. Anote na agenda. Será no dia 20 de agosto.

No último domingo do mês (27/8), o Sarau Supersônico recebe crianças e adultos para expressar sua poesia em diversas linguagens. Já as oficinas conduzidas pelos educadores do projeto, o maiúsculos & MINÚSCULOS e o EspaçoLAB, acontecem aos sábados e domingos para os pequenos acompanhados dos seus grandinhos.

Importante: todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Confira a programação completa do fim de semana:

Sábado, 5 de agosto

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Telefone sem fio
Com educadores do Espaço de Leitura
Depois da mediação do livro Telefone Sem Fio, de Ilan Breman, crianças e adultos brincam de telefone sem fio a partir dos títulos do acervo. Cada um desenha o que ouviu e depois todos acompanham a mudança da palavra ou da frase pelos desenhos. As crianças participantes ganham um livro infantil da editora Peirópolis!
Atividade indicada para crianças acima de quatro anos acompanhadas de seus responsáveis.

Às 15h – Oficina educativa ESPAÇOLAB
Com educadores do Espaço de Leitura
Este é o lugar para a experimentação de novas linguagens no Espaço de Leitura. A equipe educativa e parceiros propõem novas dinâmicas como diferentes formas de mediação de leitura, bailes dançantes, criações coletivas, performances, exercícios de escrita, expressões plásticas, sonoras e o que mais nossa imaginação mandar!.
Atividade indicada para crianças de todas as idades.

Domingo, 6 de agosto

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Monstros urbanos
Com educadores do Espaço de Leitura
Durante a leitura de Monstros Urbanos, de Renata Bueno, os participantes são convidados a identificar os monstros em cada página e reconhecer em que lugar da cidade foram encontrados (na calçada, em um poste, no tronco de uma árvore). Em seguida, o desafio será descobrir onde estão escondidos os monstros do Espaço de Leitura. As crianças participantes ganham um livro infantil da editora Peirópolis!
Atividade indicada para crianças acima de quatro anos acompanhadas de seus responsáveis.

Às 15h – Apresentação musical
Cânticos que encantam
Com Batakerê
Desde 2003, o grupo Batakerê leva suas performances de dança e interatividade com o público inspiradas em algumas expressões culturais brasileiras, como ciranda, maculelê, capoeira, coco de roda, samba de roda, jongo, samba, puxada de rede.

Evento indicado para crianças de todas as idades.

CLUBE DE LEITURA
Toda sexta, das 14h às 15h
Atividade indicada para leitores adultos.

FEIRA DE TROCA DE LIVROS
Todo domingo, das 14h às 17h
Uma boa forma de renovar a leitura. A cada dez livros trocados, você ganha um. Só não participam enciclopédias, dicionários, livros didáticos e religiosos.
Evento indicado para todas as idades.

SOBRE O FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

SOBRE O ESPAÇO DE LEITURA
O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer de ler por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Acervo do Espaço de Leitura
São cerca de 2.000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e ROLÊ DA LEITURA (livros infantojuvenis, jornais e revistas).

Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O projeto atende entidades educativas, oferecendo atividades de incentivo à leitura desenvolvidas para o perfil de cada grupo. Os encontros acontecem em três dias e estão alinhados ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

ESPAÇO DE LEITURA
De terça a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca.
Tel.: (11) 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
instagram.com/espacodeleitura