Grupo Batakerê abre o mês das crianças no Espaço de Leitura

Programação cultural do mês apresentará dança, narração de histórias, sarau, oficinas educativas, clube de leitura e feira de troca de livros

Outubro é o mês das crianças, dos professores e do livro. Por isso, o Espaço de Leitura preparou uma programação diversificada com apresentação de danças brasileiras do grupo Batakerê e dança urbana com o Chemical Funk, narração de histórias com a Cia. As Clês e com o AIVU Teatro. Fechando o mês, uma nova edição do Sarau Supersônico com microfone e palco abertos para crianças e adultos se apresentarem.

Aos sábados e domingos, os educadores conduzem oficinas educativas que despertam ainda mais o gosto pela leitura. As atividades são para crianças e adultos e são todas gratuitas!

Confira a programação do domingo 1 de outubro:

Às 11h – Oficina educativamaiúsculos & MINÚSCULOS
Telefone sem fio
Com educadores do Espaço de Leitura
Depois da mediação do livro “Telefone Sem Fio”, de Ilan Brenman, crianças e adultos brincam de telefone sem fio a partir dos títulos do acervo. Cada um desenha o que ouviu e depois todos acompanham a mudança da palavra ou da frase pelos desenhos. As crianças participantes das atividades ganham um livro infantil da editora Peirópolis.
Atividade indicada para crianças acima de 4 anos acompanhadas dos responsáveis.

Às 15h – Apresentação de dança
Cânticos que encantam
Com Batakerê

Desde 2003, o grupo Batakerê leva suas performances de dança e interatividade com o público inspirado em expressões culturais brasileiras, como ciranda, maculelê, capoeira, coco de roda, samba de roda, jongo, samba reggae e puxada de rede.

Clube de Leitura
Toda sexta, das 14h às 15h
Atividade indicada para leitores adultos.

Feira de Troca de Livros
Todo domingo, das 14h às 17h
Uma boa forma de renovar a leitura. A cada dez livros trocados, você ganha um. Só não participam enciclopédias, dicionários, livros didáticos e religiosos.
Evento indicado para todas as idades.

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer de ler por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Acervo do Espaço de Leitura
São cerca de 2000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e ROLÊ DA LEITURA (livros infantojuvenis, jornais e revistas).

Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O projeto atende entidades educativas, oferecendo atividades de incentivo à leitura desenvolvidas para o perfil de cada grupo. Os encontros acontecem em três dias e estão alinhados ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

ESPAÇO DE LEITURA
De terça a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca.
Tel.: (11) 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
instagram.com/espacodeleitura