Coletivo CafuZas conta a história da Menina Japinim

A apresentação é baseada no livro homônimo de Ana Miranda. Confira também as atrações do final de semana do Espaço de Leitura

O Espaço de Leitura do Parque da Água Branca convidou o Coletivo CafuZas para contar a história da Menina Japinim.  “Moro com a floresta, bem dentro dela e ela vive dentro de mim. Eu era gente, gente do nosso povo. Agora vou contar como virei passarinho japinim”.   Brincando de ser Menina Japinim, as narradoras se revezam nessa história, contando as aventuras vividas por uma criança indígena que, certa vez, saiu de sua aldeia e voou para paisagens desconhecidas. O Coletivo Cafuzas convida o público a trilhar esse percurso cheio de descobertas. Esta apresentação é baseada no livro Menina Japinim, de Ana Miranda.

Confira a programação do final de semana

Sábado, 18 de novembro

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
O mestre mandou
Com educadores do Espaço de Leitura
Adultos e crianças participantes sorteiam palavras como ‘enrolado’, ‘quente’, ‘proibido’, ‘preguiçoso’. A partir desses conceitos, todos precisam buscar algum livro que tenha a ver com a palavra sorteada. Depois, cada um apresenta suas escolhas e todos criam instalações feitas de livros de acordo com os temas sorteados. Ao final da atividade, os participantes ganham um livro infantil da editora Peirópolis.

Às 15h – Oficina educativa
ESPAÇOLAB
Com educadores do Espaço de Leitura
Este é o lugar para a experimentação de novas linguagens no Espaço de Leitura! A equipe educativa e parceiros propõem novas dinâmicas como diferentes formas de mediação de leitura, bailes dançantes, criações coletivas, performances, exercícios de escrita, expressões plásticas, sonoras e o que mais a imaginação mandar!

Domingo, 19 de novembro

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Fuga da cebola
Com educadores do Espaço de Leitura
Existe uma cebola que gostaria de fugir de seu destino de acabar em uma panela. Ela é o personagem do livro “A incrível fuga da cebola”, de Sara Fanelli, e só os participantes desta atividade podem ajudá-la ao responder questões filosóficas sobre si mesmo, o outro e a vida. Vamos ajudá-la? Ao final da atividade, os participantes ganham um livro infantil da editora Peirópolis.

Às 15h – Narração de histórias
Menina Japinim
Com Coletivo CafuZas

Programas do Núcleo Educativo

Clube de Leitura
Toda sexta, das 14h às 15h
Atividade indicada para leitores adultos.

Feira de Troca de Livros
Todo domingo, das 14h às 17h
Uma boa forma de renovar a leitura. A cada dez livros trocados, você ganha um. Só não participam enciclopédias, dicionários, livros didáticos e religiosos.
Evento indicado para todas as idades.

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer de ler por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Acervo do Espaço de Leitura
São cerca de 2000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e ROLÊ DA LEITURA (livros infantojuvenis, jornais e revistas).

Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O projeto atende entidades educativas, oferecendo atividades de incentivo à leitura desenvolvidas para o perfil de cada grupo. Os encontros acontecem em três dias e estão alinhados ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

ESPAÇO DE LEITURA
De terça a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca.
Tel.: (11) 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
instagram.com/espacodeleitura