O Sarau Supersônico está de volta ao Espaço de Leitura

O Espaço retoma as atividades aos finais de semana com apresentações artísticas e oficinas educativas

O Espaço de Leitura do Parque da Água Branca promove no domingo (28/1), às 15h, a primeira edição do ano do Sarau Supersônico. O palhaço Adão e os educadores do Espaço de Leitura convidam crianças e adultos para se apresentarem no Sarau. O palco estará aberto para os participantes dizerem poemas, cantarem, dançarem, contarem uma história ou mostrarem uma habilidade diferente. Quem quiser se preparar, é só chegar mais cedo, às 14h, para participar de uma oficina com os educadores.

A Feira de Troca de Livros também estará aberta para quem quiser renovar a biblioteca. Ela funciona todos os domingos, das 15h às 17h, com títulos de literatura para adultos e crianças. Só não entram nas trocas dicionários, enciclopédias e livros didáticos, religiosos e técnicos. A cada dez trocas, o participante ganha um livro de brinde.

Para quem é ligado nas oficinas educativas, a dica é participar do maiúsculos & MINÚSCULOS que sempre traz um livro diferente e uma proposta de atividade que pode ser um jogo, um produção plástica ou escrita, uma busca por algo no parque. É para crianças acompanhadas de um responsável e acontece todos os sábados e domingos, das 11h às 12h.

Todas as atividades do Espaço de Leitura, projeto do Fundo Social de Solidariedade, são gratuitas e para toda a família. Em caso de chuva, os eventos são cancelados por serem ao ar livre no Parque da Água Branca.

Confira a programação completa do fim de semana:

Dia 27 de janeiro, sábado

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos acompanhadas dos responsáveis.

Às 15h – Oficina educativa ESPAÇOLAB
Com educadores do Espaço de Leitura
Atividade indicada para crianças de todas as idades.

Dia 25 de janeiro, domingo

Às 11h – Oficina educativa maiúsculos & MINÚSCULOS
Atividade indicada para crianças a partir de 4 anos acompanhadas dos responsáveis.

Às 15h – Supersônico – o Sarau do Espaço de Leitura
O microfone e o palco do Espaço de Leitura estão abertos para toda manifestação artística que crianças e adultos da plateia quiserem apresentar. Poema, história, música, dança, performance, a proposta é que o público expresse seu lado artista. O Palhaço Adão e os educadores do Espaço de Leitura conduzem as apresentações, intercalando com quadros de interação como Aquecimento do verbo do corpo e arremesso de poesias. É só chegar e botar a boca no trombone!
Evento indicado para crianças de todas as idades.
Com palhaço Adão e educadores.

Feira de Troca de Livros
Todo domingo, das 15h às 17h
Simples: você traz um livro e troca por outro. Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 livros trocados, você ganha mais um!
Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados.
Evento indicado para todas as idades.

Clube de Leitura
Toda sexta, das 15h às 16h
Numa roda de leitura e bate-papo junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas e histórias.
Atividade indicada para todas as idades.

Livros do Espaço de Leitura
São cerca de 2000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas). O acesso é livre, basta escolher, ler e devolver no mesmo dia.

Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O projeto atende entidades sociais cadastradas no FUSSESP, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades acontecem de quarta a sexta, e estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer de ler por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

Espaço de Leitura
De terça a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca.
Tel.: (11) 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
instagram.com/espacodeleitura