Giba Pedroza brinca com o imaginário infantil no Espaço de Leitura

E tem mais: às vésperas do Carnaval o Espaço de Leitura convida crianças e adultos para participar das oficinas de carnaval

Durante todo o mês de fevereiro, o Espaço de Leitura do Parque da Água Branca oferece oficinas com o tema do Carnaval. Os educadores vão conduzir atividades de produção de máscara, de figurino de papel, de criação de personagens e também vai ter muito samba no pé com bailinhos e formação de bloco de Carnaval.

Todas as atividades são gratuitas e as oficinas são indicadas para crianças maiores de quatro anos, acompanhadas dos responsáveis, com limite de 20 crianças por atividade. Em caso de chuva, a programação é cancelada por ser ao ar livre.

Confira a programação completa do fim de semana:

Dia 3 de fevereiro, sábado

Às 11h – Oficina de máscaras de Carnaval maiúsculos & MINÚSCULOS
Munidos de cartolina, papéis coloridos, purpurina, penas, pedrinhas, os participantes criam suas máscaras de Carnaval.
Atividade indicada para crianças a partir de quatro anos acompanhadas dos responsáveis.
Com educadores do Espaço de Leitura.

Às 15h – Oficina de máscaras e baile de Carnaval
ESPAÇOLAB
Munidos de cartolina, papéis coloridos, purpurina, penas, pedrinhas, canetinhas, os participantes criam suas máscaras de Carnaval para brincar no bailinho de Carnaval do Espaço de Leitura.
Com educadores do Espaço de Leitura.
Atividade indicada para crianças de todas as idades acompanhadas dos responsáveis.

Dia 4 de fevereiro, domingo

Às 11h – Oficina de personagens de Carnaval maiúsculos & MINÚSCULOS
Após a mediação do livro Uma velhinha de óculos, chinelos e vestido azul de bolinhas brancas, de Ricardo Azevedo (Companhia das Letrinhas), os participantes são convidados a pintar nos vidros das casinhas de livros um personagem com fantasia de Carnaval a partir do reflexo do próprio corpo.
Com educadores do Espaço de Leitura
Atividade indicada para crianças a partir de quatro anos acompanhadas dos responsáveis.

Às 15h – Narração de histórias
No colo da infância, de Giba Pedroza
O tema da apresentação é a criança, o quintal, o imaginário infantil e o brincar em um repertório com histórias divertidas inventadas por crianças, além de contos e poemas de autores como Pedro Bandeira, Giba Pedroza, Tatiana Belinky e do livro “Contos da Rua Brocá”, do escritor Pierre Gripare em colaboração com crianças francesas. O espetáculo conta ainda com a “participação” de amigos imaginários, que serão convidados a responderem às perguntas das crianças e público presente, que poderão também relatar suas experiências com o tema. Ao final, será criada uma história com as crianças, o público presente e uma ajudinha dos “convidados especiais”.
Atividade indicada para crianças de todas as idades.

Feira de Troca de Livros
Todo domingo, das 15h às 17h
Simples: você traz um livro e troca por outro. Oportunidade bacana para renovar sua biblioteca. A cada 10 livros trocados, você ganha mais um! Como o foco do projeto é a literatura, não participam enciclopédias, dicionários e livros religiosos, técnicos ou didáticos. Os livros devem estar bem conservados.
Evento indicado para todas as idades.

Clube de Leitura
Toda sexta, das 15h às 16h
Numa roda de leitura e bate-papo junto aos educadores do Espaço, você vai descobrir que compartilhar ideias e impressões sobre textos traz outros significados e descobertas a contos, poemas e histórias.
Atividade indicada para todas as idades.

Livros do Espaço de Leitura
São cerca de 2000 exemplares, grande parte de literatura infantil e infantojuvenil, divididos em casinhas temáticas: CASTELO VOADOR (contos de fada, lendas, fábulas, mitos indígenas); PONTO DA INTERROGAÇÃO (curiosidades, palavras, espaço sideral, dinossauros); GRUTA DO GRITO (suspense, mistério, medo, monstros); CLUBE DE HISTÓRIAS (cotidiano, família, escola, amigos, pipa, boneca); CORETO DO ACONCHEGO (livros e brinquedos para bebês) e CASA DOS LIVROS (artes, literatura brasileira e estrangeira, HQ, jornais e revistas). O acesso é livre, basta escolher, ler e devolver no mesmo dia.

Núcleo educativo do Espaço de Leitura
O projeto atende entidades sociais cadastradas no FUSSESP, oferecendo atividades educativas desenvolvidas para o perfil de cada grupo. As atividades acontecem de quarta a sexta, e estão alinhadas ao propósito do projeto: mostrar o mundo de conhecimento que se encontra dentro dos livros, na leitura de uma obra de arte ou na escuta de narrativas orais. Temos a convicção de que a leitura é um agente transformador da sociedade, que promove a inclusão e o aumento da autoestima.

Sobre o FUSSESP
O Fundo Social de Solidariedade é um órgão do Governo, vinculado à Secretaria de Governo do Estado de São Paulo, presidido pela primeira-dama do Estado (atualmente a Sra. Lu Alckmin). Seu objetivo é desenvolver projetos sociais para melhorar a qualidade de vida dos segmentos mais carentes da população.

Sobre o Espaço de Leitura
O Espaço de Leitura é uma ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP) que oferece aos cidadãos, em especial crianças, acesso à leitura e proporciona o prazer de ler por meio da oralidade, da escrita, da observação e da interpretação.

ESPAÇO DE LEITURA
De terça a domingo: das 9 às 18 horas
Rua Ministro Godói, 180 – Perdizes – Parque da Água Branca.
Tel.: (11) 2588-5811
contatoespacodeleitura@sp.gov.br
instagram.com/espacodeleitura