Biblioteca de São Paulo comemora oito anos com muitas atrações

Entre elas, a cartunista Laerte, que será entrevistada por Manuel da Costa Pinto, a Cia. Trucks e a Cia. do Liquidificador

O conceito de biblioteca mudou no dia 8 de fevereiro de 2010 com a inauguração da Biblioteca de São Paulo (BSP). De lá para cá, o espaço contabilizou mais de dois milhões de visitantes e 28 mil sócios cadastrados, que têm à disposição um acervo de 43 mil títulos, entre livros, jogos, brinquedos, revistas e jornais. Apenas no último ano realizou mais de mil eventos culturais e emprestou 125 mil títulos e manteve uma média de 25 mil visitas/mês.

Localizada no Parque da Juventude, a BSP faz parte do projeto de revitalização urbana no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo, conhecida como Carandiru, numa área de quatro mil metros quadrados.

Para celebrar os oito anos de funcionamento, a BSP preparou uma grande festa para o sábado, 17 de fevereiro, com atividades gratuitas ao longo dia.

Confira a programação:

Segundas Intenções bate-papo com Laerte

Às 11 horas, será realizado o primeiro Segundas Intenções do ano. A cartunista Laerte será a convidada do jornalista e crítico Manuel da Costa Pinto. Laerte costuma afirmar que praticar o humor é um exercício de liberdade e irá abordar a militância em questões de gênero, falar do processo de trabalho e contar sua participação na história dos quadrinhos no Brasil, onde é um nome de inegável importância.

Falará também de projetos futuros. Está criando uma obra de cunho biográfico que percorre quatro décadas de narrativa. No seminário Biblioteca Viva, disse que “nunca fiz algo igual, tão grande. Estou vivendo todas essas histórias, juntando fatos, memórias e lembranças. Visitar o que fui, para compreender o que fui e o que sou hoje”, comentou no evento organizado em outubro.

Para participar do Segundas Intenções com Laerte, é preciso enviar um e-mail para agenda@bsp.org.br ou ir até o balcão de atendimento. A BSP emite uma declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

Cia do Liquidificador – Poesias ao Vento

Outro destaque é a Cia. do Liquidificador, que fará a intervenção Poesias ao Vento em três horários: às 11h30, 13 horas e 14h50. Nela, os atores circularão entre os frequentadores carregando balões coloridos e instrumentos musicais. Dentro de cada balão, há um poema, música ou conto de autores brasileiros. Crianças e adultos são convidados a escolher e estourar um balão, recebendo uma performance exclusiva.

Visando incentivar a produção literária, a BSP promove a segunda edição da Tarde de Lançamentos, evento em que os autores Benício Targas, Maria Eugenia Cerqueira e Monik Lelis lançarão  os livros Tripálio, As aventuras de Gipsy e As aventuras do Minhocoloco, respectivamente. A ideia da biblioteca é estimular diálogos, divulgar as obras e o trabalho dos autores. Das 14 às 16 horas.

Às 15h30, a BSP homenageia os sócios que mais prestigiaram a biblioteca durante o ano de 2017 em diversas categorias: bebês, crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência. Esses sócios habitués ganharão brindes e livros.

Mas esse não é o único presente do dia. Em fevereiro, a instituição preparou uma campanha que já está ativa nas redes sociais perguntando aos usuários por que eles gostam da BSP? As melhores frases ganharão kits com livros e ingressos para centros culturais da cidade. Para participar, é necessário enviar a frase até o dia 15 de fevereiro para comunicacao@spleituras.org. Os vencedores serão anunciados na festa.

Cia. Trucks – Sonhatório

Encerrando a agenda cultural, a Cia. Trucks traz o espetáculo Sonhatório, que começa às 16 horas. A trama conta a história de três loucos que se sentam à mesa no Sanatório Boa Cabeça. Porém, não há ali nada para comer ou beber. Sedentos e famintos, os amigos partem em uma deliciosa viagem imaginária em busca de comida, que os levará para áridos desertos, para o fundo do mar e para longínquos planetas. Criativos personagens feitos de guardanapos, bacias, copos, garrafas, sacolas plásticas, talheres e pratos os acompanharão nesta jornada.

A Cia., criada em 1990, já participou de mostras e festivais de teatro e teatro de animação em países do exterior. Em quase 30 anos de estrada, promoveu mais de 7.500 apresentações e é referência em animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças do Brasil. Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura, o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, o Coca-Cola de Teatro Jovem, o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Prêmio Estímulo da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo.

Serviço

Aniversário de oito anos da Biblioteca de São Paulo
Data: Sábado, 17 de fevereiro
Horário: das 9h30 às 18h30
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2.630
Telefone: (11) 2089-0800
Estação Carandiru do Metrô – Linha Azul