Festival Cultivar acontece de 15 a 22 de Setembro de 2013 nos Parques Villa-Lobos, Água Branca, Jardim da Luz, Buenos Aires e Trianon

De 15 a 22 de setembro, os paulistanos ganham uma oportunidade de celebrar a presença de ilustres cidadãs que habitam nossas ruas, parques e praças: as árvores. Atividades gratuitas oferecidas a estudantes, instituições e público em geral ampliam e desenvolvem o vínculo com as árvores e a natureza numa megalópole coalhada de carros e prédios.

A programação inclui exposições, oficinas, passeios verdes, piqueniques, observação de aves, reconhecimento da hidrografia da cidade (Rios e Ruas), passeio ciclístico seguido de plantio (Coletivo Pedal Verde), além do Cultivar Talks que, inspirado no TEDx, compartilha conhecimento e experiências inspiradoras com o público.

A abertura acontece no dia 15 de setembro, domingo, a partir das 9h, com a expedição ORIGENS, no Parque Trianon cujo objetivo é incentivar as pessoas a redescobrir a natureza escondida na metrópole e parte da história ambiental da cidade de São Paulo, incluindo observação de espécies de árvores nativas – como o jequitibá-branco centenário – e pássaros.  À tarde haverá um piquenique de troca de sementes no Parque Jardim da Luz, parque mais antigo da cidade, onde também serão plantados os desejos do evento de 2012 juntos de um pau-brasil.

Em 2013, as atividades acontecerão simultaneamente em parques municipais e estaduais. Há atividades nos parques Buenos Aires, Jardim da Luz, Água Branca, Villa Lobos e Trianon. No correr da semana, de 16 a 20 de setembro, serão oferecidas atividades para escolas, instituições sociais e grupos nos parques.

No sábado, dia 21, o Parque da Água Branca abriga em seu teatro,para 180 pessoas, o Cultivar Talks, com vozes inspiradoras sobre o convívio da natureza com a cidade. Dentre as pessoas que compartilham suas experiências nesta edição do Talks estão Cláudia Visoni, Eduardo Jorge, Hélio da Silva, Nanuza Menezes, Mateus Mendonça.

Durante o Talks haverá apresentação de Txai Brasil, que iniciou sua carreira em show de capoeira em 1990 em Quioto, formou a banda Xiado da Xinela, tendo (a partir de 2005) se apresentado continuamente em conferências da ONU e em foruns mundiais, utilizando a música brasileira como elemento para apresentar, representar e permear o papel nas discussões socioambientais. Percorreu Canadá, Indonésia, Polônia, Dinamarca e se apresentou na Virada Cultural, na Virada Sustentável, TexPortoAlegre, TedxPelourinho, Jornada Mundial pela Paz, Floresta Faz diferença, dentre outros. Fundador do carbon free, é consultor internacional em sustentabilidade atuando via PNUD, GIZ e Banco Mundial há mais de 20 anos.

No domingo 22 de setembro, dia mundial sem carro e entrada da primavera, acontece o encerramento do Festival com a participação do Coletivo Pedal Verde, promovendo um passeio ciclístico com grande plantio no Parque Villa Lobos pela manhã. À tarde, acontece um PicNic de troca de sementes, desta vez no Parque Água Branca, fechando o evento com muita alegria e novas sementes e mudas na cidade.

Durante todos os dias os paulistanos serão convidados a participar das instalações Árvores do Desejo, estruturas de papelão em forma de árvore instaladas nos parques Villa Lobos, Buenos Aires, Água Branca e Jardim da Luzonde todos poderão deixar seus desejos. Em 2012 a instalação recebeu centenas de desejos, que serão plantados com um pau-brasil na abertura do evento no Parque da Luz.

Realizado pelo Árvores Vivas o Cultivar impactou em 2012, direta e indiretamente, cerca de 35 mil pessoas. O Festival conta com apoio e parceria da Atitude Cultural, Coletivo Pedal Verde, Origem Produções, Rios e Ruas, Instituto Harmonia, Design Possível, Conteúdos & Afins, Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo e Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Escolas e grupos interessados em participar das atividades de segunda a sexta nos parques devem se inscrever pelo email festivalcultivar@gmail.com. Já para participar das atividades abertas ao público em geral basta chegar nos horários de inicio da atividade e se juntar ao grupo.

Confira a programação em cada parque:

Em verde – atividades para público em geral

Em laranja – atividades para escolas e instituições

  • Parque Trianon
    Endereço:R. Peixoto Gomide, 949 (Altura do nº 1700 da Av. Paulista) – Cerqueira Cesar

    • 15 de setembro – domingo
      9h às 12h30 – Abertura do Festival com a Expedição ORIGEM– conexão com a Mata do Caaguaçu e a natureza de nossa cidade. Atividade de reconhecimento das árvores, vegetação, região de nascentes do rio Iguatemi (Bacia do Rio Pinheiros), observação de aves e fauna local. A atividade é promovida por Árvores Vivas, Rios e Ruas e Avistar.
  • Parque Buenos Aires
    Endereço: Avenida Angélica, s/nº (altura do nº 1500) – Higienópolis
    O Parque municipal Buenos Aires completa 100 anos no dia 20 de setembro, e o Festival Cultivar estará lá durante toda a semana para comemorar!

    • 16 a 22 de setembro –SEGUNDA A DOMINGO
      10h às 17h – Exposição do Acervo Árvores Vivas– exposição itinerante de coleção de frutos, sementes, madeiras e outros subprodutos das árvores para sentir,apreciar e aprender com a natureza
      10h às 17h – Árvore do Desejo– instalação simbólica que representa uma árvore construída com papelão, onde todos os visitantes do parque podem deixar seus desejos e pensamentos para nossas vidas em harmonia com a natureza

    • 16 a 20 de setembro – SEGUNDA A SEXTA
      9h30 às 12h30 / 13h30 às 16h30 – Passeio Verde para escolas -A vivência do Passeio Verde é uma oportunidade de aprofundar e ampliar o vínculo de todas as pessoas com as árvores que habitam os caminhos do nosso dia-a-dia, apreciando oque é único de cada espécie, sua morfologia, sentindo suas texturas, observando as cores e aprendendo muito sobre a origem, usos e história de cada árvore.
    • 21 de setembro – SÁBADO – dia da árvore
      Atividades próximas aos Jequitibás
      9h – Dança circular
      10h – Contação de histórias
      11h – Mandala natural
      14h – Bolota de sementes- oficina onde sementes de flores e plantas resistentes são misturadas com argila e terra adubada fazendo pequenas bolotas que podem ser semeadas em locais abandonados, canteiros e jardineiras da cidade
      15h – Pintura com tinta de terra–Inspire-se na natureza da cidade, aprenda a fazer tinta de terra e pinte com muita criatividade sua árvore, pássaro ou detalhe natural mais encantador
      9h30 às 12h30 / 13h30 às 16h30 – Passeio Verde pelo Parque
      Ponto de encontro: Administração

    • 22 de setembro – DOMINGO – dia mundial sem carro + início da Primavera
      Atividades próximas aos Jequitibás
      9h – Observação de aves + passeio verde – A vivência de contato com a natureza urbana fica muito mais completa quando começamos a compreender, ver e sentir a interação entre aves e árvores. Eles estão sempre nos nossos caminhos, e poderemos cuidar e preservar mais se conhecermos eles melhor!
      11h – Oficina Rios e Ruas – A cidade de São Paulo possui uma rica hidrografia. Segundo Luiz de Campos Jr, geógrafo do projeto, em qualquer lugar da cidade que você estiver, poderá encontrar um rio a menos de 200 metros de distância. A montagem do mapa da nossa hidrografia na Oficina Rios e Ruas permite a compreensão de como nossas vidas estão totalmente ligadas aos rios.

  • Parque Jardim da Luz
    Endereço:Praça da Luz, s/nº – Bom Retiro

    • 15 de setembro – DOMINGO
      13h30 às 17h30 -PicNic de Trocas de Sementes e Mudas + Show Musical
    • 16 a 20 de setembro – SEGUNDA A SEXTA
      9h30 às 12h30 / 13h30 às 16h30 – Passeio Verde para escolas e instituições
      10h às 17h – Exposição Árvores Vivas
      10h às 17h – Árvore do Desejo

  • Parque Villa Lobos
    Endereço:Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros

    • 16 a 22 de setembro – SEGUNDA A DOMINGO
      10h às 17h –Exposição Acervo Árvores Vivas
      10h às 17h – Árvore do Desejo

    • 16 a 20 de setembro – SEGUNDA A SEXTA
      9h30 às 12h30 / 13h30 às 16h30 – Passeio Verde para escolas e instituições

    • 21 de setembro – SÁBADO – dia da árvore
      Atividades na Tenda perto do Parquinho da Figueira e Praça dos Pássaros
      9h – Observação de aves
      10h – Rios e Ruas
      11h – Pintura de árvore com tinta de terra
      14h – Mandala da natureza
      15h – Bolotas de sementes
      16h – Passeio verde + observação de aves

    • 22 de setembro – DOMINGO – dia mundial sem carro + início da Primavera
      9h às 12h – PEDAL VERDE ESPECIAL – árvores do nosso caminho e como plantar
      Ponto de encontro na Praça do Ciclista na Avenida Paulista com Consolação, onde existe a Horta do Ciclista. Encontro no local a partir das 8h e saída às 9h.
      No Parque Villa Lobos, encontro às 10h no Espaço Vida para realização do plantio.

  • Parque da Água Branca
    Endereço: Av. Professor Francisco Matarazzo, 455 – Água Branca

    • 16 a 22 de setembro –SEGUNDA A DOMINGO
      10h às 17h – Exposição Árvores Vivas
      10h às 17h – Árvore do Desejo

    • 16 a 20 de setembro – SEGUNDA A SEXTA
      9h30 às 12h30 / 13h30 às 16h30 – Passeio Verde para escolas e instituições

    • 17 de setembro – TERÇA
      18h30 às 20h – Roda de Conversa: Vida e Espaço Público, com três convidados de iniciativas de ações coletivas na cidade de São Paulo, no Coreto em frente à Arena Central

    • 19 de setembro – QUINTA
      18h30 às 20h – Roda de Conversa: Visões Agroecológicas, com três convidados com práticas de produção orgânica e subprodutos da floresta, no Coreto em frente à Arena Central

    • 21 de setembro – SÁBADO – dia da árvore
      Atividades no Coreto em frente à Arena Central
      9h – Observação de aves
      10h – Pintura com tinta de terra
      11h – Bolotas de semente
      14h – Adereços naturais
      9h30 às 12h30 / 13h30 às 16h30 – Passeio Verde em vários roteiros pelo ParquePonto de encontro: Espaço Expositivo 1, em frente à arena central15h às 20h – CULTIVAR TALKS – Teatro Tattersal
      Venha conhecer as experiências de pessoas que vivenciam a cidade com outro olhar, valorizando a qualidade de vida e nossas árvores. Palestras com
      – Cláudia Visoni (Hortelões Urbanos)
      – Hélio da Silva (mais de 16 mil árvores plantadas no Parque Tiquatira, na Penha)
      – Eduardo Jorge Martins Alves Sobrinho (as árvores, a nossa saúde e a saúde da cidade)
      – Mateus Mendonça (Resíduos Sólidos)
      – Viviane Sarraf (comunicação multissensorial em espaços culturais – parques inclusive – e para a manutenção da saúde mental e física do ser humano)
      – Nanuza Menezes (Departamento de Botânica da USP)

    • 22 de setembro – DOMINGO – dia mundial sem carro + início da Primavera
      Atividades no Coreto em frente à Arena Central
      9h – Observação de aves
      10h – Dança circular
      11h – Contação de histórias
      12h – Mandalas da natureza
      13h – Horta em casa
      15h – Oficina Rios e Ruas
      16h30 – Apresentação Musical
      Espaço PicNic
      14h às 18h – PicNic de Troca de Sementes e Mudas – PRIMAVERA

  • Informações à imprensa
    www.festivalcultivar.com.br

  • Juliana Gatti
    11 995 027 947
    juliana@arvoresvivas.com.br

  • Mônica Ribeiro
    11 998 217 459
    conteudoseafins@ig.com.br