Julián Fuks é o convidado do Segundas Intenções

O escritor, premiado com o Jabuti de 2016 pelo romance A Resistência, bate-papo com Manuel da Costa Pinto

A Biblioteca Villa-Lobos, do Parque Villa-Lobos, recebe no sábado, 8/5, às 11h, Julián Fuks. O escritor é o convidado desta edição do Segundas Intenções, programa mediado pelo jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto.

Escritor e crítico literário, Fuks é autor do romance A resistência, vencedor do Prêmio Jabuti em 2016. Escreveu também Procura do romance e Histórias de literatura e cegueira, ambos finalistas dos Prêmios Jabuti e Oceanos.

Em 2012, foi escolhido pela revista Granta como um dos vinte melhores jovens escritores brasileiros para serem lidos e, em 2016, foi selecionado pelo programa cultural da Rolex, para escrever seu próximo livro em diálogo com Mia Couto.

Confira a programação completa do fim de semana:

Dia 8, sábado

Das 10h30 às 11h15 – Lê no Ninho
Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa.
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Com equipe BVL

Das 11h às 13h – Segundas Intenções
Bate-papo com o escritor Julián Fuks.
Mediação: Manuel da Costa Pinto.
Não é necessário inscrição.
Declaração de atividades complementares para estudantes universitários.

Das 15h ás 17h – Jogo para Todos!
Oficina de xadrez. Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados.
As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.
Com Carlos Oliveira

Às 16h – Hora do Conto
Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.
O domador de monstros, de Ana Maria Machado.
Com Recantação

Dia 9, domingo

Das 11h às 13h – Lançamento de livro e bate-papo com autores
Participe do lançamento do Cadernos do Laboratório Mais Diferenças de Arte, Educação e Cultura Inclusivas – O Público e o Comum – Experiências em Acessibilidade Cultural. A atividade será complementada com uma roda de conversa Jorge Larrosa, professor da Universidade de Barcelona, e demais autores sobre o processo de experimentação, criação e produção de acessibilidade em diferentes linguagens artísticas.

A Mais Diferenças é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que desenvolve, desde 2005, projetos para inclusão de pessoas com deficiência, com foco em educação e cultura. Além de Larrosa, o Caderno LMD traz textos escritos por Carla Mauch, Ana Rosa Bordin Rabello, Wagner Santana, Rodrigo Sanches e Tiago Marchesano. O evento contará com recursos de acessibilidade. Atividade selecionada pelo ProAC.

Às 16h – Hora do Conto
Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário inscrição.
Marilu e outras histórias, de Eva Furnari.
Com Cristiano Gouveia

Biblioteca Parque Villa-Lobos
Parque Villa-Lobos
1- Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2.001 – Alto de Pinheiros.
2- Av. Queiroz Filho, 1.205 – Alto de Pinheiros.
Telefone: 3024-2500
De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.
Todas as atividades são gratuitas.